
A professora Patrícia Monnerat, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univiçosa, em parceria com a aluna de graduação Lêda Peron e o mestrando Marcos Cunha, teve o artigo “Ambientes que cuidam: o poder da neuroarquitetura no bem-estar mental escolar” publicado na Revista Humanidades e Tecnologia.
O trabalho investiga como os espaços arquitetônicos influenciam o bem-estar das pessoas, com foco especial no ambiente escolar. A pesquisa demonstra que, além da funcionalidade, a qualidade do espaço físico pode impactar diretamente aspectos emocionais e cognitivos dos usuários.
Segundo a professora Patrícia, a arquitetura se destaca como uma área multidisciplinar com grande potencial de contribuição em diferentes campos do conhecimento. Ela ressalta que “pequenas intervenções arquitetônicas podem transformar os ambientes escolares, tornando-os mais agradáveis e favoráveis ao bem-estar de seus usuários”.
A publicação reforça o compromisso da Univiçosa com a produção de conhecimento relevante e com a formação de profissionais engajados em promover melhorias concretas na sociedade por meio da arquitetura.