A cada 2 anos o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confere a Medalha “Desembargador Hélio Costa” a pessoas que prestaram serviços relevantes ao Poder Judiciário no Estado. O patrono da Medalha foi presidente do TJMG na década de 80, e ficou marcado na história da Justiça Mineira pelo empreendedorismo e visão de futuro. Neste ano, em cerimônia realizada no Fórum de Viçosa sexta-feira às 19h, o homenageado foi o Professor Nelson Fernandes Maciel, Presidente da Univiçosa e do Grupo CPT (Centro de Produções Técnicas).
A honraria foi entregue ao Professor Nelson Maciel pela da Diretora do Foro de Viçosa, Juíza Giovanna Travenzolli Abreu Lourenço, diante de juízes, promotores, delegados, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), serventuários da justiça, amigos e familiares. A Univiçosa foi representada na cerimônia pelo Diretor Geral, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues; pelo Gestor do curso de Direito, Professor Mário Monteiro de Castro Neto; pelo Professor e Defensor Público Horácio Tostes, e pelo Coordenador de Pesquisa e Extensão da Unidade 2, Professor Fraikson Cleiton Fuscaldi Gomes. Também presentes o Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer; a Vereadora Marilange Pinto Coelho, Presidente da Câmara Municipal de Viçosa; e Professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, Reitora da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O Professor Nelson Maciel foi homenageado em razão dos relevantes serviços prestados à Justiça do Estado de Minas Geais, especialmente pela parceria na implantação e funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUS), coordenado pela Juíza Giovanna Travenzolli e pela Magistrada Adriana Fonseca. Os CEJUS são órgãos do Poder Judiciário destinados à conciliação, mediação e educação do cidadão. A Univiçosa, através do curso de Direito, é parceira dos Centros de Solução de Conflitos e Cidadania em Viçosa e Visconde do Rio Branco.
A Juíza Giovanna Travenzolli afirmou que a homenagem a Nelson Maciel é justificada por seu empreendedorismo como homem de negócios e porque ele reconheceu a importância do projeto. “Nessa edição da Medalha, o Professor Nelson foi o agraciado pelo fato de ter sido firmado o convênio muito importante entre a Univiçosa e o Tribunal de Justiça, que viabilizou o funcionamento aqui na Comarca do CEJUS, onde pessoas capacitadas auxiliam os envolvidos a resolverem os problemas sem a necessidade da presença do juiz. Nesse contexto o Professor Nelson merece destaque pelo empreendedorismo, por ter reconhecido a relevância desse projeto, inclusive no curso de Direito da Univiçosa está dando muita ênfase nessa área, que já é uma realidade em nosso País”.
Veja reportagem do programa Zip Zap!
O Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino, lembrou que a parceria com o TJMG tem feito diferença para a sociedade. “A parceria entre a Univiçosa e o Fórum da Comarca de Viçosa é importantíssima e, tem contribuído muito para o curso de Direito. Primeiro porque nossos alunos podem participar desse processo como estagiários, ou seja, ajudando na capacitação. Isso tem feito à diferença na capacitação e também na contribuição com a sociedade, que são serviços prestados de forma gratuita. Então é uma parceria que vem dando certo. Nós fechamos a parceira com o Fórum de Viçosa e também com o Fórum de Visconde do Rio Branco. Parceria que tem ajudado e contribuído cada vez mais com a população. E nessa noite, mais do que justo a homenagem ao Professor Nelson, que é o Presidente da Univiçosa e representa muito bem essa parceria como um todo”.
A Presidente da Câmara Municipal, Marilange Pinto Coelho, ressaltou que, mesmo não sendo natural de Viçosa, o Professor Nelson Maciel se mostra viçosense de coração porque tem toda uma preocupação real com a cidade, além de desenvolver importantes trabalhos sociais. “Temos claro o quanto o Professor Nelson é merecedor dessa homenagem, e o Judiciário está de parabéns por escolher uma pessoa que realmente representa Viçosa de forma muito positiva, gerando empregos, cuidando para que a população possa ter vida digna, não só em termos de emprego, mas, também, no acesso à educação de qualidade”.
Para o Gestor do Curso de Direito, Professor Mário Monteiro, a parceria que prima pela mediação e pacificação é um grande projeto entre o Tribunal de Justiça e a Univiçosa. “É muito melhor conciliar, ter um mediador do que passar para um processo que desgasta e que tem custo elevado. A medalha é um reconhecimento que o trabalho está sendo bem feito, isso é muito importante e nos deixa muito orgulhosos”.
Em discurso o Professor Nelson destacou a alegria e honra de receber a Medalha “Desembargador Hélio Costa”, e compartilhou o mérito com todos da Univiçosa: mantenedores, diretores, gestores, professores, alunos e colaboradores. “Receber a Medalha ‘Desembargador Hélio Costa’ é uma homenagem ímpar. Primeiro por ser uma homenagem do Poder Judiciário, decisivo para o Brasil, principalmente nesse momento de crise pelo qual estamos passando; é um poder importante que vai definir realmente o futuro do País. Segundo por ser uma Medalha que leva o nome do Desembargador Hélio Costa, ex-presidente do TJMG, jurista de primeira linha, famoso por suas convicções, por seus livros. É realmente uma grande distinção ter recebido essa Medalha. A Univiçosa, que trabalhou junto ao TJMG para a implantação do CEJUS, já fez mais de 5 mil conciliações em um ano e meio de trabalho, sem conflitos, de forma amistosa, evitando que esses processos pudessem sobrecarregar ainda mais o sistema jurídico da nossa cidade. Então, é um trabalho muito interessante esse que a Univiçosa vem fazendo junto com o TJMG. Tem surtido efeito maravilhoso, muito positivo”.