Com a Univiçosa TJMG instala Centro de Conciliação e Mediação em Visconde do Rio Branco

Publicado em 26 de agosto de 2015

Mesa diretora da cerimônia de instalação do CEJUS em Visconde do Rio Branco

A Univiçosa ampliou sua parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Nesta terça-feira (26) foi instalado o CEJUS: Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Visconde do Rio Branco, repetindo experiência de 2013, quando o Tribunal implantou o CEJUS de Viçosa.

Na inauguração desta quarta-feira, o Presidente do TJMG, Desembargador Pedro Carlos Bittencourt Marcondes, foi representado pelo Terceiro Vice-Presidente, Desembargador Wander Marotta. Presentes, ainda, dentre outras autoridades, o Juiz de Direito Diretor do Foro, Jayme de Oliveira Maia, e o Coordenador Geral do CEJUS local, Juiz de Direito André Luiz Melo da Cunha. A Univiçosa foi representada pelo Diretor Geral, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues; pelo Diretor Administrativo-Financeiro, Professor Mateus Mendonça Vieira; e pelo Gestor do Curso de Direito, Professor Mário Monteiro de Castro Neto.

O Desembargador Wander Marotta explicou que, no CEJUS, a intenção é superar a vara comum. “Nosso objetivo é fazer que esses Centros resolvam mais processos do que uma vara comum. Se a vara resolve, digamos, 200 processos por mês, o nosso objetivo é que o Centro resolva pelo menos 210. E nós temos conseguido atingir essa meta. Na faixa da conciliação, a gente pretende conseguir mais do que na vara comum.”

Ainda de acordo com o Desembargador, neste ano serão implantados mais 40 CEJUS, dentre os quais o de Rio Pomba.

Fotos

O Coordenador do CEJUS de Visconde do Rio Branco, André Luiz Melo da Cunha, anunciou o início imediato dos trabalhos. “Começaremos com a Conciliação a partir desta quarta-feira dia 26 e, muito em breve, teremos a Mediação. Nós já formamos 40 mediadores voluntários e ainda há uma parte teórica a ser concluída em no máximo 90 dias. A partir daí, a Mediação será mais um serviço para a população. O CEJUS atende toda a comunidade, envolve o pré-processual e o processual, e é para toda a população, independentemente de ser carente ou não. Os mediadores são estudantes e profissionais de diversas áreas, o que enriquece essa experiência.”

O Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, reafirmou o compromisso da Instituição com o TJMG. “É com alegria que a Univiçosa é, mais uma vez, parceira do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Agora na implantação do CEJUS em Visconde do Rio Branco. Nesses últimos 2 anos, no CEJUS de Viçosa, muito se fez pela comunidade através do trabalho coordenado pela Doutora Adriana Fonseca e realizado por sua competente equipe. Foram mais de 5 mil atendimentos, além da capacitação de instrutores de oficinas de pais e filhos, responsáveis por dar suporte a famílias em separação. Temos, em Viçosa, uma parceria que deu certo, e isso nos faz acreditar que a parceria em Visconde do Rio Branco irá pelo mesmo caminho. A Univiçosa participa de parcerias como essa por ter entre seus mais de 4 mil alunos, não apenas de Direito, mas dos outros cursos, potenciais interessados em se envolver com a Conciliação e Mediação. A Instituição acredita no CEJUS especialmente porque ele tem cunho social pela pacificação que se busca na solução de conflitos.”

Para o Gestor do Curso de Direito da Univiçosa, Professor Mário Monteiro de Castro Neto, são propostas que convergem no sentido da paz social. "O objetivo principal do CEJUS é a pacificação social, que virá com a supressão dos conflitos através da mediação e da conciliação. Visa também essa parceria desenvolver junto aos alunos e professores do Curso de Direito da Univiçosa, bem como em toda a sociedade abrangida pela Comarca, a cultura do diálogo e da negociação em detrimento da lide processual. É o amplo acesso à Justiça, sem custos, sem demora, sem grandes formalidades, trazendo benefícios para todos os envolvidos, cumprindo um papel preventivo, dirimindo o conflito e pacificando a sociedade."

O CEJUS de Visconde do Rio Branco funciona no “Fórum Doutor Carlos Soares de Moura”: Rua Eugênio de Melo, 1585, Barra dos Coutos.

ASCOM UNIVIÇOSA | Texto: Rodolfo de Souza | Fotos: Frederico Rosa