Representantes da Fisioterapia participam de Fórum da ABENFISIO

A gestora do curso de Fisioterapia, Sílvia Helena de Oliveira Morais, e o professor Eustáquio Luiz Paiva de Oliveira participaram do II Fórum Estadual da ABENFISIO.

Publicado em 13 de junho de 2016

Nesta sexta-feira (10) e sábado (11), a gestora do curso de Fisioterapia, Sílvia Helena de Oliveira Morais, e o professor Eustáquio Luiz Paiva de Oliveira participaram do II Fórum Estadual da ABENFISIO/MG (Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia). O evento reunião profissionais fisioterapeutas, docentes, discentes e gestores.

Com apoio do CREFITO-4 e ABENFISIO, o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia) vem desencadeando 27 Fóruns Estaduais que tem como finalidade produzir conhecimentos balizadores para a formulação da minuta de Resolução das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Fisioterapia. Esse trabalho culminará no Fórum Nacional da ABENFISIO, em Brasília, entre os dias 14 e 16 de setembro de 2016.

O evento teve como objetivos principais: produzir conhecimento, alinhar os conceitos fundantes e identificar as competências dos processos de educação em Fisioterapia; elencar as competências e seus desdobramentos para a educação em Fisioterapia com base no conceito ampliado de saúde; conhecer e compreender as realidades formativas em fisioterapia no Brasil e as necessidades advindas destas; redigir um relatório relativo às proposições oriundas das Oficinas do Evento de Discussão das DCNs.

Segundo Sílvia Helena a participação no evento foi de grande importância para a reformulação da grade curricular do curso de fisioterapia, que deve estar pautada nas DCNs. “Porém, a partir das mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos e matrizes curriculares, viu-se a necessidade de serem discutidas e reestruturadas, uma vez que foram implantadas há 14 anos e necessitarem de acompanhar a formação de egressos com competências e habilidades que respondam resolutivamente com responsabilidade social, as atuais demandas em saúde da sociedade brasileira e do SUS (Sistema Único de Saúde)”.