Gestão estratégica em tempos de crise

As empresas que fazem um planejamento estratégico bem feito que envolve todos os seus stakeholders, podem até passar por uns momentos difíceis, mas têm a certeza de que logo conseguirá voltar aos trilhos novamente

Publicado em 03 de abril de 2018

Foto: Freepik

Jansen Cardoso Pereira: Administrador e Mestre em Economia Doméstica. Professor dos cursos de Administração e Gestão de Empresas da Univiçosa.

Muitos falam em ‘estratégia’, mas poucos são os empreendedores que dominam ou fazem o planejamento estratégico no dia a dia. A palavra estratégia é um substantivo feminino que significa ‘parte da arte militar que trata das operações e movimentos de um exército, até chegar, em condições vantajosas, à presença do inimigo’. Os estudiosos das organizações apossaram-se deste conceito e o adaptaram para a Administração, como sendo: ‘a capacidade da empresa enfrentar os seus concorrentes analisando tanto o seu ambiente externo quanto o seu ambiente interno’.

Na administração o termo estratégia tomou outros significados figurados como astúcia, esperteza, habilidade em sobreviver num mercado competitivo. Neste momento de crise na nossa economia, percebe-se claramente quais empresas fazem o planejamento estratégico e quais não o fazem. As empresas que não fazem apenas reagem ao mercado, perdendo tempo e dinheiro, muitas não sobrevivem e outras perdem boa parte da sua clientela. As empresas que fazem um planejamento estratégico bem feito que envolve todos os seus stakeholders, podem até passar por uns momentos difíceis, mas têm a certeza de que logo conseguirá voltar aos trilhos novamente.

É preciso que todos os departamentos tenham uma visão estratégica ligada à missão dessa empresa, assim podemos dizer em Marketing Estratégico, Produção Estratégica, Gestão de Pessoas Estratégica, Gestão de Materiais Estratégico e outros.

Neste mercado competitivo onde as empresas estão operando, há muitas oportunidades para o Administrador, que é o profissional mais bem preparado para lidar com todas estas circunstâncias, pois ele tem na sua formação geral disciplinas que os preparam.