Engenharia Civil estuda reaproveitamento de resíduos de construção

 O formando Anderson Rocha alcançou bons resultados ao confeccionar argamassas de revestimento a partir de resíduos.

Publicado em 04 de julho de 2017

Imagem: Klinger S. Rezende

Klinger S. Rezende: Engenheiro Civil, Mestre em Geotecnia. Professor de Mecânica dos Solos e Mecânica dos Solos Avançada, Materiais de Construção Civil e Barragens.

O formando Anderson Rocha, do curso de Engenharia Civil da Univiçosa, realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso sob orientação do professor Klinger Senra Rezende. Foi estudado o reaproveitamento de resíduos sólidos para argamassas de revestimento, alcançando bons resultados na pesquisa. O estudante utilizou resíduos de Construção Civil, tanto de obras em execução quanto de demolições, dando tratamento adequado ao material que consistia em partes de lajes, vigas, pilares e blocos de concreto retirados de locais pré-determinados no Bairro Silvestre, em Viçosa.

Como resultado de sua pesquisa, o estudante conseguiu alcançar resistências da ordem de 45% superiores àquelas provenientes de argamassas confeccionadas com areia natural, utilizada na Construção Civil. Estes dados demonstram que é possível se avançar ainda mais em sustentabilidade na Construção Civil, utilizando como aliados uma boa gestão de canteiro de obras e a prática de reaproveitamento destes resíduos, contribuindo cada vez mais para canteiros mais limpos e acessíveis, livres de impedimentos físicos, como entulhos, por exemplo.