Cabeamento estruturado é fator de economia

Um cabeamento estruturado bem planejado, instalado e administrado de forma padronizada reduz custos com novas instalações

Publicado em 20 de setembro de 2016

Foto: MorgueFile

Albert Marinho de Brito:  Tecnólogo em Redes de Computadores. Professor do curso de Redes de Computadores da Univiçosa 

Em pesquisa realizada no ano de 2015, observou-se que cerca de 80% dos problemas que ocorrem em uma rede de computadores estão ligados a não utilização de normas e técnicas que balizam o cabeamento na hora de sua implementação. E quando falamos em implementar uma rede de computadores, ainda é muito comum em nosso país a prática do “improviso” por parte de empresas de TI e “profissionais”, que insistem em instalar sistemas de cabos sem realizar um planejamento prévio. Com isso, eles acabam não seguindo as normas e técnicas específicas estipuladas pelos órgãos nacionais e internacionais para implementação de rede cabeada.

No início da década de 80, época em que empresas de telecomunicação e computação criaram seus próprios sistemas de transmissão para suprir a procura por serviços, teve origem o conceito de cabeamento estruturado. E na década de 90 esse conceito começou a progredir por meio da introdução do “cabo de par trançado”, o que resultou na criação de normas com o intuito de padronizar cabos, conectores e procedimentos.

Um cabeamento estruturado bem planejado, instalado e administrado de forma padronizada, ou seja, seguindo as normas e procedimentos técnicos, reduz custos com novas instalações, facilitam mudanças, manutenções mais rápidas e seguras permitindo ainda que o sistema esteja disponível para novas aplicações. Garantia de desempenho do sistema pela confiabilidade no cabeamento, diminuição de custos de mão de obra e de montagem da infraestrutura, possibilidade de ampliações e alterações para implementações futuras sem perda de flexibilidade, novos serviços para cada usuário, integração de diversas aplicações em um único cabo, possibilidade de uma vida útil maior para o sistema são alguns dos benefícios que se pode usufruir com um cabeamento estruturado.

Uma rede onde é utilizado o conceito de cabeamento estruturado tem como propósito fornecer uma base sólida para o bom desempenho da estrutura de rede, visando à longevidade do sistema, portanto, devemos priorizar o cabeamento estruturado na implementação de uma rede, para evitarmos no futuro possíveis dores de cabeça com “cabeamento desestruturado”.