MicroCodie conquista 3º lugar no Programa de Pré-Incubação do tecnoPARQ

 <br />A startup MicroCodie, composta por alunos da Univiçosa e investidores, alcançou o 3º lugar no Programa de Pré-Incubação do tecnoPARQ. Liderada pela professora Cristiane Lana, a equipe destacou-se no DemoDay pela inovação em inteligência artificial e micro-serviços, resultado de uma trajetória iniciada em 2023 e marcada por um processo seletivo intenso e enriquecedor.

Publicado em 01 de julho de 2024

Equipe MicroCodie comemora conquista do 3º lugar no DemoDay do tecnoPARQ, destacando-se pela inovação em inteligência artificial e micro-serviços.

Na última terça-feira, 25 de junho, a startup MicroCodie, composta pela extensionista da IPlanus e professora Cristiane Lana, os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Univiçosa Gabriel de Paula Caetano, João Pedro Ribeiro Gonçalves e Pedro Lucas Ramos de Oliveira, além dos investidores Anderson Donizete Meira e Sidney Cabral, conquistou o 3º lugar no Programa de Pré-Incubação do tecnoPARQ. O reconhecimento ocorreu durante o DemoDay, um evento que destacou a inovação e o empreendedorismo.

A MicroCodie integra o Projeto UniTEC, uma iniciativa de extensão coordenada pela professora e extensionista Cristiane Lana da Univiçosa, em parceria com a IPlanus Engenharia e Sistemas. A startup foi reconhecida por seu projeto inovador na área de inteligência artificial e arquitetura de micro-serviços.

A trajetória da MicroCodie começou no segundo semestre de 2023, quando participou de um concurso de ideias. Após vencer o concurso e receber o prêmio no Seminário INOVAR do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ/UFV), a equipe foi convidada a se inscrever no processo seletivo do programa de pré-incubação, iniciado no final de janeiro de 2024.

Os participantes descreveram o processo de pré-incubação como intenso e enriquecedor, com destaque para os workshops, mentorias e reuniões semanais que foram fundamentais para o desenvolvimento da startup. “Foi um período de evolução para a MicroCodie, focando no desenvolvimento do Regular, uma solução de gestão e análise tarifária para agências reguladoras no Brasil,” explicaram os integrantes.

Durante o programa, a equipe da MicroCodie desenvolveu habilidades essenciais, incluindo comunicação e apresentação de projetos, graças ao suporte das mentorias. Os membros da startup expressaram gratidão à IPlanus, à professora e extensionista Cristiane Lana, ao tecnoPARQ e às demais startups pelo apoio e parceria.

Outras startups também foram finalistas e apresentaram seus pitches no DemoDay: Env. Soluções, Verum Carbo, Mednatus, Techmorph, Foodsol, Coolvert, Grid&Grid e Passiflora.