Valorização do Capital Humano

O principal desafio do novo papel do departamento Gestão de Pessoas em uma organização é estimular uma cultura organizacional que as envolva e potencialize

Publicado em 16 de novembro de 2016

Foto: MorgueFile

Eduardo Fernandes da Silva: Especialista em Gestão Empresarial pela Univiçosa, Administrador da V2 Life e Tutor em EAD | Rúbia Fonseca Roberto: Mestre em Administração, Docente e Coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional da Univiçosa

A sobrevivência e o sucesso de uma organização estão fortemente associada às pessoas, desta forma, uma empresa bem sucedida investe no chamado “Capital Humano”, que é o conjunto de capacidades, conhecimentos, competências e atributos de personalidade que favorecem a realização do trabalho, de modo a produzir valor econômico.

O Capital Humano é fomentado pelos talentos dos colaboradores de uma organização e é papel desta propiciar um contexto favorável ao desenvolvimento desses talentos, regidos por um bom líder.

Mais do que cuidar dos recursos humanos, a Gestão de Pessoas deve valorizar o Capital Humano como estratégia para atingir a excelência organizacional e criar um ambiente em que os talentos individuais possam ser desenvolvidos e integrados, a fim de colaborar para a formação de uma equipe comprometida e eficiente.

Assim, o principal desafio do novo papel do departamento Gestão de Pessoas em uma organização é estimular uma cultura organizacional que as envolva e potencialize, com o estilo de gestão participativo, no qual cada membro se sinta parte importante do todo.