Conhecer chega à sexta edição com trabalhos de qualidade

A proposta da mostra é valorizar novos talentos em todas as áreas do conhecimento em um momento de integração da praxis escolar em prol da cultura e da socialização do conhecimento

Publicado em 12 de junho de 2017

“Nós e as Telas: Um estudo sobre os riscos de desumanização em comunicações virtuais” foi o trabalho dos estudantes que ficaram em primeiro lugar

Neste sábado (10), a Univiçosa recebeu alunos e professores do Ensino Médio de escolas da região para o VI Conhecer. A Mostra de Ciências e Tecnologia é um evento proposto pela Instituição e tem como objetivo incentivar a busca pelo conhecimento entre estudantes e comunidade.

Este ano, foram apresentados sete trabalhos científicos e os participantes se empenharam em demonstrar a funcionalidade dos projetos. O evento envolve todas as áreas do saber ministradas até o Ensino Médio: Física, Matemática, Literatura, Português, Informática, Biologia, Esportes e demais áreas estudadas.

Além dos acompanhantes dos grupos inscritos, estiveram presentes no evento o Diretor Geral, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues; o Diretor Administrativo-Financeiro, Professor Mateus Mendonça Vieira; o Coordenador do Conhecer e da Extensão do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX), Professor Marcelo Dias; o Procurador Educacional Institucional e idealizador do evento, Professor Cristiano Luiz Gomide Cabral, além de colaboradores, professores e gestores da Univiçosa. Nesta edição, os avaliadores foram os professores Andréa Olimpio, Bárbara Calçado, Kerla Cabral, Sérgio Domingues e Simone Torres.

O Conhecer sob a ótica dos diretores da Univiçosa e do coordenador do evento

O Diretor Geral destacou dois pontos-chaves do Conhecer. Um deles é a importância do envolvimento de alunos do Ensino Médio com projetos científicos, destacando a qualidade dos trabalhos e a dedicação dos participantes. Outro ponto fundamental, segundo o Diretor, é a valorização das escolas que apoiam, dos professores que participam e de todos os estudantes do Ensino Médio que se envolvem com os projetos.  

O Diretor Administrativo-Financeiro expressou sua alegria ao participar do VI Conhecer.  “É uma satisfação participar de mais um Conhecer. Trata-se de um projeto que ajuda os alunos do Ensino Médio a aprofundarem conteúdos que veem em sala de aula, por meio de pesquisa. Isso faz com que eles cresçam como cidadãos e sejam profissionais de excelência no mercado de trabalho.”

O coordenador do VI Conhecer, professor Marcelo Dias, se alegra com a oportunidade de incentivar os alunos a fazerem ciência no Ensino Médio já que, segundo o coordenador, a base do Ensino Superior é o pensamento científico. “É uma grande alegria trazê-los à nossa casa, uma Instituição que respira ciência” – finalizou o professor.

Colocação dos trabalhos

Ficou em terceiro lugar o trabalho “ARC - Água Residuária do Café: otimizando os resíduos e multiplicando resultados”, da Escola Família Agrícola - Puris de Araponga. Os estudantes responsáveis pela pesquisa são:  Thiago Araujo Lourenço, Miqueias Lopes e Cleiton Souza Cupertino.

Em segundo lugar foi premiado o trabalho “Jornal Mariano da Rocha – Instrumento de educação, participação e cidadania”, da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, localizada em Teixeiras. Os alunos responsáveis são: Júlio César Pereira Filho, Mariana Fátima Araújo e Caroline Martins Leite.

O primeiro lugar ficou com o Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Ponte Nova pelo trabalho “Nós e as Telas: Um estudo sobre os riscos de desumanização em comunicações virtuais”. O trabalho foi produzido pelos alunos Renan Soares Bastos, Júlio Sérgio de Souza Fonseca Filho e Hélio Henrique de Souza.

Além dos premiados, participaram do VI Conhecer as estudantes Luana Felberq Alves, Melyssa Rocha Dias e Raíssa Keyte Cassiano Cardoso, da Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lana, de Ponte Nova. As alunas apresentaram o trabalho “Curativo Biológico”. A Escola Família Agrícola - Puris de Araponga trouxe três trabalhos. Os alunos Isadora Miranda Ribas, Sabrina Viana e William Apoleano Lopes Bento apresentaram o trabalho “Homeophatos CH – Animal saudável, descarte zero”.  Já o trio Moisés Gutier, Carlos Assunção Gomes e João Márcio Santos Silva apresentaram “Dejetos: o problema que virou solução”. O segundo trabalho do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Ponte Nova foi “Distâncias e Ansiedades: possíveis efeitos do uso intenso de redes sociais”, apresentado pelas alunas Bárbara Alves Land, Isabele Gonçalves Messias e Thalita Baptisteli Fernandes.

Premiação

Cada uma das três escolas premiadas receberão 1 projetor. Os professores responsáveis receberão 1 notebook e os alunos receberão bolsa de estudos para o curso de sua escolha entre aqueles ofertados pela Univiçosa: 75% (1º lugar), 50% (2º lugar) e 25% (3º lugar).