Alunos de Fisioterapia fazem visita de campo ao Hospital do câncer de Muriaé  

Alunos do curso de Fisioterapia do 7º período realizaram visita técnica ao Hospital do Câncer da Fundação Cristiano Varela, situado na cidade de Muriaé/MG

Publicado em 11 de maio de 2018

Alunos do curso de Fisioterapia do 7º período realizaram visita técnica ao Hospital do Câncer da Fundação Cristiano Varela, situado na cidade de Muriaé/MG. Considerado pelo Ministério da Saúde um Centro de alta complexidade em Oncologia, atualmente atende mais de duzentos e setenta municípios da Zona da Mata mineira e adjacências, abrangendo mais de sete milhões de habitantes. A visita aconteceu na sexta-feira, 27.

Durante a visita os participantes acompanhados da Professora da disciplina de Fisioterapia Aplicada a Oncologia, Andréia Kely Almeida, foram recebidos pela responsável em Gestão de qualidade, Florene Assis. Inicialmente foi apresentado um vídeo institucional que mostrou o funcionamento de todo complexo hospitalar desde consultas, exames, tratamentos coadjuvantes como quimioterapia, radioterapia, bem como a casa de apoio que abriga pacientes e familiares em tratamento. Logo após, foram ministradas duas palestras pelos fisioterapeutas responsáveis pelo serviço de Fisioterapia do Hospital Dra. Rhayssa Espósito e Dr.Carlos Scaramuzzi com os temas: Fisioterapia ambulatorial e sua importância pós câncer de mama e próstata e a Fisioterapia oncológica. Desta forma, os alunos puderam vivenciar no campo da prática a realidade de um serviço de fisioterapia para pacientes em vários estágios do tratamento, bem como presenciaram as relações multiprofissionais e interdisciplinares no acolhimento ao paciente.

A aluna Leticia da Costa Rodrigues ressaltou que a possibilidade de ver pacientes em tratamento fisioterapêutico foi muito enriquecedora para a complementação do aprendizado em sala de aula e o que mais chamou sua atenção foi a humanização do cuidado prestado pela equipe, tão necessário para uma doença agressiva como o Câncer.

Já a aluna Kênia Aparecida Silva Moreira destacou a importância da professora Andréia ter organizado a visita, que permitiu uma visão mais ampla da prática profissional, dedicada à reabilitação, amenizando as dores, levando bem-estar, conforto e tentando fazer com que o paciente encare com mais leveza, mais esperança para vencer a doença e se recuperar um dia de cada vez.  Isto não é possível de ser vivenciado em sala de aula. Finalizou dizendo que “o hospital é bem estruturado, a equipe muito atenciosa, priorizando a recuperação e o bem estar do paciente a todo momento, nos provando como é bom ajudar o próximo e proporcionar momentos de felicidade a cada conquista do tratamento”.

Andréia Kely ficou satisfeita com todo o processo de visita, desde o acolhimento aos alunos feita pela equipe, à qualidade do atendimento prestado de forma multiprofissional, bem como a administração e infraestrutura. E o melhor que pôde conferir junto aos alunos foi que mais de 97% dos pacientes recebem esta assistência de alta complexidade através do nosso Sistema Único de Saúde, o SUS. “Fica clara a importância da realização de visitas técnicas e a contribuição destas experiências no processo de formação profissional dos futuros fisioterapeutas da Univiçosa”, finalizou a professora.