Júri simulado na Unidade 2 envolve Contábeis e Direito

O evento é tradicionalmente realizado entre os acadêmicos de Direito da Univiçosa e, desta vez inovou, com a participação efetiva dos alunos de Ciências Contábeis

Publicado em 28 de junho de 2016

Acadêmicos durante o evento

Nesta segunda-feira (27), alunos dos cursos de Direito e Ciências Contábeis da Univiçosa participaram de uma sessão simulada do Tribunal do Júri, no hall central da Unidade 2.

Fotos

Alunos de Direito exerceram as funções judiciais próprias das principais atividades jurídicas: magistrado, escrivão, oficial de justiça, Ministério Público, defesa, réu e testemunhas. Já os alunos de Ciências Contábeis atuaram como jurados, sob a coordenação dos professores Horácio Tostes e Michele Eliamara.

“O objetivo da atividade didática é familiarizar o aluno com o ambiente de um Tribunal, explicar o funcionamento de uma sessão de Júri, bem como, divulgar o curso de Direito e Ciências Contábeis”, explicou a Professora De acordo com Michele Eliamara.

O Professor Horácio Tostes, Defensor Público de Viçosa, diz que o júri simulado é uma atividade complexa e multidisciplinar que envolve, desde elementos de figurino, cenografia, sonoplastia e representação teatral até profunda pesquisa científica e análise de informações utilizadas para construção das linhas argumentativas que servirão de base à exposição dos defensores e acusadores do tema, personagem, figura histórica ou entidade escolhida. “Através de representação cênica, os alunos, pesquisam, avaliam, informam e emitem juízo de valor a respeito de um determinado personagem ou determinado tema ou determinada figura histórica”.

O evento é tradicionalmente realizado entre os acadêmicos de Direito da Univiçosa e, desta vez inovou, com a participação efetiva dos alunos de Ciências Contábeis. O júri representa para os estudantes uma ferramenta de aprendizado bastante valorizada, envolvendo ainda professores, profissionais e a comunidade.