A proposta é valorizar novos talentos em todas as áreas do conhecimento em um momento integração da praxis escolar em prol da cultura e da socialização do conhecimento
Neste sábado (18), alunos concluintes do Ensino Médio e seus orientadores participaram do Quinto Conhecer: Mostra de Ciência e Tecnologia. Foram apresentados 16 trabalhos científicos e os participantes se empenharam em demonstrar a funcionalidade dos projetos. No final da manhã foram conhecidos os premiados com bolsas de estudos de 75% a 25%. E todos os participantes ganharam um presente extra anunciado pelo Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues.
A proposta do Conhecer é valorizar novos talentos em todas as áreas do conhecimento em um momento integração da praxis escolar em prol da cultura e da socialização do conhecimento para valorizar aspectos relacionados à formação de cidadãos comprometidos com a coletividade.
Além dos acompanhantes dos grupos inscritos no evento, e do Diretor Geral, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, também prestigiaram o Quinto Conhecer o Diretor Administrativo-Financeiro, Professor Mateus Mendonça Vieira; o Procurador Educacional Institucional e Coordenador do Conhecer, Professor Cristiano Luiz Gomide Cabral; o Coordenador de Extensão do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX), Professor Marcelo Dias; e também colaboradores, professores e gestores da Univiçosa.
O Diretor Geral ressaltou a importância da integração dos conhecimentos e do envolvimento dos alunos com projetos científicos, destacando a qualidade dos trabalhos e a dedicação dos participantes.
Os trabalhos foram julgados pela Comissão Avaliadora formada pelas professoras Viviane Gomes Lelis, Simone Torres, Michele Rodrigues, Kerla Cabral, Bárbara Martins.
Os vencedores
A Escola Agrícola Puris, de Araponga, ficou em terceiro lugar com o projeto “Solo vivo: terra X cuidado = produção saudável” elaborado pelos estudantes Aluízio Sebastião Teixeira Macêdo, Lucas do Santos Pereira e Marksuel Ferreira Feliciano. O projeto apresenta a proposta da utilização do composto bokashi como solução alternativa de trabalhar na agricultura familiar sem a utilização de agrotóxicos e químicos evitando contaminações e acúmulo de doenças
A Escola Estadual “Doutor Mariano da Rocha”, Teixeiras, com o projeto “A compostagem no contexto escolar” conquistou o segundo lugar. O projeto elaborado pelas estudantes Ana Paula Bitencourt Machado, Carolaine de Freitas Oliveira e Kathellen Barbosa Lima apresenta o aproveitamento de resíduos sólidos orgânicos gerados na cantina, horta e jardim para a produção de adubo orgânico com o objetivo de promover a sustentabilidade no espaço escolar por meio de ações concretas e com base no método “Reutilizar- Reciclar – Reaproveitar”.
O primeiro lugar ficou com o Colégio “Nossa Senhora do Carmo”, de Viçosa, com o projeto “Proposta de atividades práticas sobre chuva ácida para o Ensino de Ciências da Natureza”. O trabalho sugere atividades práticas sobre chuva ácida para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica e foi elaborado pelas estudantes Ana Carolina Santos Rezende, Juliana Duarte Ferreira e Marcília Vitória Araújo de Souza.
A premiação
As escolas dos três primeiros grupos colocados receberão um 1 notebook e 1 data show e cada aluno dos grupos receberão bolsa de estudos para o curso de sua escolha entre aqueles ofertados pela Univiçosa: 75% (1º lugar), 50% (2º lugar) e 25% (3º lugar).
Este ano, por iniciativa do Diretor Geral, todos os participantes do evento receberão bolsa de 20% em qualquer curso oferecido pela Univiçosa. “É uma forma de estimular o interesse desses estudantes diante da grande qualidade dos trabalhos e pela dedicação deles aos seus projetos”, justificou o Diretor.
A escola premiada em primeiro lugar recebeu um troféu e todos os alunos dos grupos vencedores medalhas. Todos os participantes do Quinto Conhecer receberam medalhas e um kit Univiçosa.
A entrega dos prêmios será feita posteriormente pela direção da Univiçosa.
Também participaram do Quinto Conhecer trabalhos das escolas Capitão Arnaldo Dias de Andrade (Cajuri), Anglo e Effie Rolfs (Viçosa) e Emílio Jardim (Coimbra).