Empreendedorismo Social, sabe o que é?

O empreendedorismo social vem ganhando destaque e tem mostrado uma tendência de crescimento.

Publicado em 04 de setembro de 2018

Guilherme Castanheira Magalhães: Economista, Especialista em Desenvolvimento de Cooperativas, Gestor da Univiçosa Empresarial. Professor de Empreendedorismo da Univiçosa.

Este tipo de empreendedorismo vem ganhando destaque e tem mostrado uma tendência de crescimento. Ao contrário do que muitos pensam, os negócios com foco na solução de problemas sociais, é também rentável para o empreendedor e, ao mesmo tempo, promove desenvolvimento da sociedade. Os serviços ou produtos ofertados por estes negócios “sociais” têm como público-alvo a população excluída do mercado tradicional. O combate à pobreza e a diminuição das desigualdades sociais também são contribuições desses negócios.

A tabela abaixo mostra algumas diferenças entre o empreendedorismo empresarial e o social.

De acordo com o 1º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental, idealizado e conduzido por Carolina Aranha, Mariana Fonseca e Lívia Hollerbach, sócias-fundadoras da Pipe.Social, 40% das empresas entrevistadas têm menos de três anos de atuação, 70% dos negócios estão formalizados e 90% contam com equipe própria acima de dois funcionários (sendo 19% equipes próprias acima de dez funcionários). O Mapa contou com uma pesquisa quantitativa, focada em 579 negócios de impacto social. A pesquisa mostrou ainda que 38% dos negócios sociais estão na área da Educação, 23% são Tecnologias Verdes, 12% atuam na área de Cidadania, 10% em Saúde, 9% em Finanças Sociais e 8% em Cidades.

Seja com foco empresarial ou social, o Brasil continua apresentando um alto índice de empreendedorismo. Qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades empreendedoras. ACREDITE NISSO E INVISTA NO SEU POTENCIAL!