Alunos visitam fazendas de melhoramento genético

Grupo conheceu duas das três fazendas do grupo Basa. Participaram alunos do sexto período de Medicina Veterinária

Publicado em 05 de dezembro de 2016

Grupo da Univiçosa em uma das Fazendas do Basa

Neste sábado dia 3, acadêmicos do sexto período de Medicina Veterinária da Univiçosa visitaram duas fazendas do Basa, localizadas entre Muriaé e Leopoldina. O Basa tem ainda uma terceira fazenda, em Cataguases e se dedica à seleção genética e melhoria da produtividade de vacas leiteiras, com criações de Gir Leiteiro e Girolando (meio sangue). As propriedades também têm plantações de milho, sorgo e cana para alimentação do plantel.

O professor Paolo Antônio Dutra Vivenza (Doutor em Zootecnica, titular das disciplinas “Produção e Doenças de Bovinos”, “Economia e Administração Rural” e “Produção e Doenças de Caprinos e Ovinos”) coordenou o grupo da Univiçosa na visita técnica. Os acadêmicos foram recebidos pelos veterinários Luiz Fernando e Simeão Feres Neto, responsáveis pelo rebanho do Basa. Eles conheceram parte do rebanho, o trabalho de melhoramento genético a partir da transferência de embriões, os acasalamentos, a produção do Girolando Plus Basa — com mães superiores e a produção de volumosos.

Também fizeram parte da programação conceitos importantes sobre segurança e o treinamento das equipes de trabalho.

O Professor Paolo Vivenza avalia que a visita permitiu responder na prática alguns questionamentos feitos pelos alunos em sala de aula. “A ideia é trazer para a prática, os questionamentos da sala de aula e, assim, conhecer os caminhos práticos e as experiências vividas no dia a dia do campo. As Fazendas do Basa estão com uma ótima estrutura e avançaram muito no desenvolvimento de suas técnicas de manejo e melhoramento genético e isso para os alunos, acrescenta muito”.

Com informações do site das Fazendas do Basa e do jornal Gazeta de Muriaé