Hortas Urbanas: requalificação urbana e ambiental

O novo programa de Hortas Urbanas implantado em Niterói visa a sustentabilidade urbana e tem chamado a atenção de muitos moradores

Publicado em 14 de março de 2017

Foto: MorgueFile

Karine de Almeida Paula: Geógrafa, Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Professora nos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental da Univiçosa

Um novo programa implantado em Niterói que visa a sustentabilidade urbana tem chamado a atenção de muitos moradores. Trata-se de um Programa de Agricultura Urbana apelidado de Nit-Hortas e que visa ocupar terrenos baldios ociosos espalhados pela cidade, transformando-os em hortas para produção de alimentos. Tal projeto se mostra como uma ferramenta interessante na busca por uma melhor qualidade de vida e benefícios diversos nas cidades.

Este programa (Agricultura Urbana em Niterói) será implementado numa parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade com a Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos, Ciência e Tecnologia. Através desta parceria são propostos, por meio do programa, componentes educativos, técnicas de agricultura urbana, manutenção do espaço público, trabalho comunitário, compostagem e proteção ambiental.

Tal proposta surgiu como alternativa para uma ocupação mais benéfica de terrenos baldios ociosos em áreas urbanizadas, fazendo com que, sua produção de alimentos fosse destinada a moradores próximos a estes locais.

As “hortas urbanas” comunitárias tem como objetivo criar espaços de horticultura em terrenos ociosos e áreas públicas, e além disso, permitir o controle de vetores e fomentar o espirito coletivo e comunitário, materializando uma requalificação do espaço público por meio de uma vertente social e ambiental.