Alunos desenvolvem atividade na Unidade 3

Foram escolhidos temas relacionados a Cartografia e Sensoriamento Romoto: mapeamento de áreas de risco no município de Viçosa, recuperação de áreas degradadas e estudo de adequação ambiental da Fazenda Escola

Publicado em 04 de abril de 2017

Grupo da Univiçosa em frente à Unidade 3

Estudantes do 5o período do curso de Engenharia Ambiental que cursam a disciplina “Cartografia e Sensoriamento Remoto”, ministrada pelo Professor Pedro Christo, realizaram na última quinta-feira (30) visita técnica à Unidade 3 da Univiçosa (Fazenda Escola). Para atingir os objetivos de aprendizagem da disciplina, o Professor utiliza como metodologia a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), onde os estudantes aprendem trabalhando para solucionar um problema real a partir de um dado contexto. Os estudantes são, portanto, estimulados a escolher temas de seu interesse, relacionados à sua área de formação, onde possam desenvolver, em uma abordagem interdisciplinar, os principais fundamentos da disciplina.

Os temas escolhidos pelos estudantes foram mapeamento de áreas de risco no município de Viçosa, recuperação de áreas degradadas e estudo de adequação ambiental da Fazenda Escola. Tutorados pelo Professor, os estudantes pesquisaram exaustivamente os temas e propuseram um Plano de Atividades para a resolução de um problema. Como uma das atividades previstas, a visita à Fazenda Escola teve por objetivo o reconhecimento da área de estudo e a coleta de dados de campo. Para atingir este objetivo, os estudantes foram recebidos pelo Professor Emilio Nieto, gestor da Unidade 3, que apresentou os principais setores da Fazenda Escola, destacando a importância de um envolvimento cada vez maior da comunidade acadêmica na busca por soluções que visem a sustentabilidade das atividades desenvolvidas na Unidade. Em seguida os estudantes se dividiram em grupos e percorreram os diferentes setores da Fazenda Escola, realizando o reconhecimento de campo e a coleta de pontos de controle terrestre com o uso de GPS (Sistema de Posicionamento Global). Estas informações serão úteis ao georreferencimento e interpretação de imagens de satélite, de onde serão extraídas importantes informações que darão subsídios à resolução dos problemas propostos.

Até o final do semestre, novas visitas à Fazenda Escola serão realizadas pelos estudantes, de forma que possam concluir a coleta de informações necessárias para cumprir as atividades previstas no Plano de Atividades.