Acadêmicos do curso de Fisioterapia visitam a AFR em Niterói

A AFR é um Centro de Reabilitação pioneiro no Brasil na aplicação de técnicas multi e interdisciplinares de terapias de Reabilitação e Medicina Física.

Publicado em 06 de junho de 2016

Nessa sexta-feira (3), alunos do sétimo período do curso de  Fisioterapia da Univiçosa visitaram a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) em Niterói/RJ. A visita teve como objetivo complementar as práticas desenvolvidas na disciplina de “Órteses e Próteses”, ministrada pela professora Andréia Kely R. C. de Almeida. O professor Ramon Repolês também participou da visita.

A AFR é um Centro de Reabilitação pioneiro no Brasil na aplicação de técnicas multi e interdisciplinares de terapias de Reabilitação e Medicina Física. Atualmente são 2000 pacientes em tratamento, dos quais 700 são crianças com comprometimento neurológico, gerando uma média de 25 mil atendimentos mensais.

Os alunos foram recepcionados pelo coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa da AFR-NEP, Marcos Soares, e a Dra. Valeria Marques Coelho, fisioterapeuta e assessora do NEP que explanaram sobre toda a dinâmica, atributos e ações desenvolvidas pela AFR. A integralidade e a interdisciplinaridade são pontos chave na AFR, que visa além das técnicas de excelência em reabilitação, a responsabilidade social, superação e a participação familiar, junto à uma equipe de profissionais capacitados dentro de uma linguagem única. O reconhecimento por este tipo de programa atrai pacientes de todo o país, uma prova de que quando conhecimento, talento e amor se integram com competência, o paciente pode enfrentar qualquer adversidade e voltar a ter esperanças de inclusão social, educacional e econômica.

Os acadêmicos tiveram a oportunidade de acompanhar passo a passo a confecção de uma órtese desde a avaliação até as adequações finais e conheceram todo o maquinário usado nesse processo. Além de visitarem também outros setores, como a neuropediatria, ortopedia, eletrotermofototerapia e fisioterapia respiratória.

A visita finalizou com a entrega dos certificados e brindes aos alunos da Univiçosa, que saíram do evento com grande satisfação e entusiasmo com a profissão que a cada dia se mostra mais presente, à medida que ações como esta são realizadas, relatou Andréia Kely.