Univiçosa atende a população de Porto Firme em Feira da Cidadania

Os cursos ofereceram diversos atendimentos e orientações gratuitas à população

Publicado em 08 de maio de 2023

estudante atende mulher em feira da cidadania em Porto Firme

No último sábado, dia 6, a Univiçosa realizou mais uma edição da Feira da  Cidadania. Desta vez, a feira aconteceu na cidade de Porto Firme e foi fruto de uma parceria entre a Univiçosa e a Prefeitura do município.

A Feira da Cidadania aconteceu junto com a Feira da Saúde da cidade e a Univiçosa pôde contribuir com atendimentos e orientações em várias áreas diferentes. Participaram da Feira estudantes e professores dos cursos de Administração, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Fisioterapia, Odontologia, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia. Cada curso contribuiu para a realização da Feira prestando um serviço à comunidade, relativo à sua área de atuação.

O curso de Administração orientou as pessoas sobre organização financeira e aplicou um teste de perfil financeiro para ajudar as pessoas na hora de controlar os gastos. Os cursos de Engenharia, ao longo da feira, deram orientações sobre compostagem e sobre materiais utilizados em construções, quais as melhores opções e como economizar na hora de construir.

O curso de Enfermagem aferiu a pressão arterial das pessoas que estavam na feira, fez a medição da glicemia e orientou sobre saúde do homem. O curso de Fisioterapia deu orientações para a população sobre cuidados com a saúde, sobre a prevenção  de hipertensão, diabetes e sobre os cuidados especiais com gestantes e idosos. O curso de Farmácia realizou a medição de glicemia das pessoas que estavam na feira.

O curso de Nutrição ensinou um pouco  sobre rotulagem de alimentos, mediu a altura das pessoas e fez a pesagem. O curso de Odontologia realizou atividades de orientação sobre escovação e cuidado com os dentes para crianças.

O curso de Psicologia aplicou testes para avaliar o nível de estresse dos participantes. De acordo com o resultado, a pessoa poderia receber  os contatos da clínica psicológica da Univiçosa para fazer uma avaliação mais aprofundada. O curso de Medicina Veterinária foi dialogar com a população sobre o consumo de leite de cabra e levou uma amostra para quem quisesse provar.

Para o Secretário de Saúde de Porto Firme, João Paulo Martins, a parceria com a Univiçosa foi muito produtiva, ele agradeceu os serviços prestados para a população durante a Feira e se mostrou confiante em manter e expandir a colaboração entre ambas as partes.