Motivos que levam empresas a fecharem as portas

Ao traçar e conhecer os fatores de riscos de falência dos negócios, os empresários podem evitar diversos problemas e praticar ações que busquem crescimento e estabilidade.

Publicado em 09 de setembro de 2016

Foto: MorgueFile

Ana Cláudia da Silva: Contadora, Especialista em Gestão de Pessoas. Professora dos cursos de Administração, Gestão de Empresas e Ciências Contábeis da Univiçosa

A economia brasileira vem sofrendo muito com a crise econômica e política nos últimos anos e, isso prejudicou as finanças de várias empresas em todo o País. No entanto, a crise não é o único motivo de falência na maioria das empresas. Três a cada dez pequenas empresas abertas não sobrevivem aos dois primeiros anos de operação. De acordo com o SEBRAE as pequenas empresas são as maiores vítimas de falência no Brasil, isto porque não conseguem administrar bem seus recursos financeiros e seu patrimônio e não conseguem elaborar e seguir um planejamento, perdendo sua perspectiva de renda e se acumulando em dívidas.

Pode-se dizer que existem erros que os pequenos empresários cometem que podem levá-los a um caminho sem volta, dentre eles: a falta de planejamento ou um plano de negócios, ausência de controles internos, controle de custos e financeiros, previsão de capital de giro e prazos de vendas, acúmulo de dívidas, falta de pessoal qualificado e conhecimento do próprio empresário, inexperiência no negócio, falta de marketing (publicidade e propaganda), ausência de caixa, dentre outros motivos.

Não é simples administrar um negócio, principalmente quando não se está preparado. O empresário deve buscar conhecimento e estudar bem o negócio antes mesmo de investir todo o seu recurso financeiro. Neste caso, as buscas de informações sobre o negócio, seu prazo de retorno, a rentabilidade e a lucratividade contribuem na tomada de decisão. Contar ainda com uma equipe qualificada pode viabilizar o negócio e evitar que a empresa feche suas portas.

Portanto, ao traçar e conhecer os fatores de riscos de falência dos negócios, os empresários podem evitar diversos problemas e praticar ações que busquem crescimento e estabilidade. Devem ainda agir rápido e deixar a teimosia de lado antes que seja tarde demais.