Visita técnica Haskell Cosmética Natural

As visitas técnicas são importantes na contribuição de experiências no processo de formação profissional dos nossos futuros profissionais

Publicado em 23 de abril de 2018

Alunos do curso de Engenharia Química realizaram visita técnica à indústria Haskell Cosmética Natural, situada na zona rural da cidade de Viçosa/MG. Para atender aos alunos dos turnos da manhã e noite, foi necessária a realização de duas visitas, a primeira de manhã e a segunda à tarde, sendo que cada visitação durou cerca de duas horas. A visita aconteceu na última segunda-feira (16).

A empresa Haskell foi fundada em 2000 por Ana Márcia Teixeira e busca ser referência nacional em produtos capilares com ativos naturais. É composta por uma grande rede de distribuição, estando presente em todo o Brasil e já está trabalhando com exportações para diversos países.

Durante a visita os participantes foram recebidos pelos colaboradores Graziele Oliveira, jornalista, que atua no marketing da empresa; Viviane Rafael, doutora em alimentos e uma das responsáveis pelo laboratório de Microbiologia; Marcos Rodrigues, engenheiro de produção e Anoar Kayali, engenheiro químico. Inicialmente foi feita uma apresentação da empresa, sua história, números e valores, seguida de uma visita às diversas instalações da indústria: setores de embalagem e rotulagem, laboratórios de qualidade, manipulação e envase, estocagem e expedição. Desta forma, os participantes puderam tirar as suas dúvidas e ver na prática o processo de produção de diversos cosméticos: xampus, cremes capilares, entre outros.

Para a docente Vanessa Borges “a visita técnica na Haskell Cosméticos foi muito interessante, nos proporcionou vários conhecimentos de como é realizado a fabricação dos cosméticos e o desempenho para essa preparação, desde o cuidado do processo da matéria-prima até a fabricação do produto. Além disso, observamos que a empresa tem uma responsabilidade ecológica de não testar seus produtos em animais, o que é um grande diferencial. Acredito que essas visitas técnicas só têm a acrescentar, tanto na formação quanto no conhecimento do Engenheiro Químico”.

A aluna Andreza de Faria Alves Cruz ressalta, entre outros pontos, a preocupação da empresa com a qualidade de seus produtos. “A visita na Haskell foi bastante proveitosa para nós, pois pudemos ter a oportunidade de conhecer uma empresa de produtos considerados de excelência, não só na sua estrutura externa quanto interna, passando pela parte de produção, caracterizações microbiológicas e físico químicas até chegar ao envasamento dos shampoos. Foi possível observar a importância do trabalho em equipe e da exigência pela qualidade, visto que o produto só pode ser aprovado para consumo mediante aceite nas mais diversas caracterizações em vários setores. Além disso, pudemos também ver os reatores, algo que para nós só era mostrado através das disciplinas teóricas. Em resumo, a visita proporcionou muito conhecimento e instigou muita vontade de trabalhar na área futuramente, portanto, atividades como esta são de extrema importância para o curso visto que nos dá aplicação das disciplinas estudadas na sala de aula”.

Já a aluna Paula Cristina Silva Santos destaca como a teoria e a prática puderam ser observadas durante a visita “A visita técnica não só nos proporcionou vários conhecimentos no processo e produção de cosméticos, mas também teve o propósito de aperfeiçoar-nos para a prática profissional e para o mercado de trabalho. Visualizamos na prática a teoria que aprendemos em sala de aula várias disciplinas, como: cinética de reatores, controle e simulação de processos e entre outros. Houve uma troca de experiências entre alunos, professores e profissionais da área, e diante disso, nos motivou mais ainda a termos um grande futuro profissional”.

Fica evidente a importância da realização de visitas técnicas e a contribuição destas experiências no processo de formação profissional dos nossos futuros engenheiros químicos.