Estudantes de Engenharia Química realizam aula prática de resistência de materiais

A atividade faz parte da disciplina Ciência e Tecnologia dos Materiais, ministrada pela professora Fernanda Raquel Carvalho.

Publicado em 21 de novembro de 2017

Os alunos do 6º período de Engenharia Química tiveram a oportunidade de realizar uma aula prática relacionada aos ensaios de resistência em materiais. A atividade faz parte da disciplina Ciência e Tecnologia dos Materiais, ministrada pela professora Fernanda Raquel Carvalho.

A atividade prática foi conduzida pelo técnico de laboratório, Sr. José Tarcísio do Nascimento, no Laboratório de Materiais de Construção Civil da Univiçosa. A aula teve como objetivo a realização de um ensaio de resistência à tração por compressão diametral em corpos de prova cilíndricos de concreto, seguindo as especificações da ABNT NBR 7222.

Inicialmente, os alunos foram apresentados à história do desenvolvimento do teste conhecido internacionalmente como Brasilian Test, elaborado pelo engenheiro Fernando Lobo Carneiro. Em seguida, foram discutidas as diferenças entre os ensaios de tração direta e indireta e apresentados os fatores relevantes a cada um deles.

Diante dos mais de 40 anos de experiência do Sr. Tarcísio, o resultado da aula foi muito proveitoso, pois os alunos fizeram perguntas e esclareceram dúvidas sobre diversos materiais e outros equipamentos presentes no laboratório.

Ao final da aula, utilizando-se de uma prensa eletrohidráulica e um corpo de prova cilíndrico de concreto, pode-se determinar a carga máxima suportada e a resistência deste corpo de prova, bem como concluir sobre a qualidade do material amostrado.

Segundo a aluna Danyelly Stefânya Matos, “aulas práticas e visitas técnicas são meios de facilitar a aprendizagem dos conceitos abordados em sala e desenvolver trabalho em equipe”. Já para o estudante Jardel Ferreira da Silva, “o que é visto na teoria não é o mesmo que na prática, devido aos diversos fatores que interferem no resultado final”. Desta forma, evidencia-se a importância da realização de aulas práticas como forma de agregar conhecimento aos alunos e estreitar a relação teoria-prática.