Univiçosa realiza segunda edição do Colóquio

A capacitação foi sobre “Metodologias Ativas e Avaliação Ensino Aprendizagem” e reuniu diretores, gestores e professores para discutir, valorizar e ampliar a importância do docente na formação dos futuros profissionais

Publicado em 26 de setembro de 2016

Neste sábado (24) a Univiçosa realizou a segunda edição do “Colóquio de Educação e Ciências”. Iniciativa do NUPEX (Núcleo de Pesquisa e Extensão), o evento reuniu diretores, gestores e professores na sala 211 da Unidade 1, para discutir, valorizar e ampliar a importância do docente na formação dos futuros profissionais.

Fotos

Neste ano a capacitação foi sobre “Metodologias Ativas e Avaliação Ensino Aprendizagem”, sob a responsabilidade da organização “METRA DEORG — Desenvolvimento e Educação”, que intermedeia conhecimento, promove a integração de talentos, desenvolve e sistematiza programas de educação continuada na área de gestão de negócios, dirigindo e coordenando cursos de pós-graduação, extensão universitária, profissionalizantes e cursos especiais “in company”.

Para o professor Andrês Chiapeta (Fisioterapia), a iniciativa é muito importante. “As metodologias estão se inovando, e capacitar o professor para dar ao aluno um conhecimento melhor, uma condição melhor de aprendizagem, é importantíssimo”.

O gestor do curso de Enfermagem, Leonardo Santana Rocha, disse que esses tipos de eventos são de extrema importância para uma instituição crescer e os profissionais têm a oportunidade de se inteirarem cada vez mais sobre as novas metodologias.

O professor Horácio Tostes afirma que o Colóquio é muito importante para os professores se atualizarem sobre as novas metodologias de ensino. “É muito bom por ampliar a cooperação entre o corpo docente, atualizar a metodologia e promover a confraternização, fortalecendo a cooperação entre os colegas para transmitir isso aos alunos. A Univiçosa oferece formação única para o corpo docente, resultando em benefício para o alunado”.

Ricardo do Rego, consultor, palestrante e sócio-diretor da METRA DEORG, acredita na formação e capacitação permanente, não apenas do professor, mas de todas as outras pessoas. “O professor particularmente precisa ser um eterno estudante. Precisa estudar o tempo todo, porque o mundo está mudando, as pessoas estão mudando, os métodos de ensino estão mudando. É muito importante que o professor se atualize, se capacite, se prepare, para interagir de todas as formas possíveis com as gerações que estão chegando. A escola é uma porta de entrada para o mundo profissional, para a vida dos estudantes, e o professor é uma janela para o mundo. Faz toda a diferença na qualidade do curso o nível e a qualidade do professor e das aulas que esse professor ministra, daí a importância essencial de que o professor esteja permanentemente se atualizando para fazer com que suas aulas sejam cada vez mais atrativas e melhores”.

O Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, fala em aproveitar da forma ampla a educação em seu sentido mais profundo. “Estamos no segundo Colóquio da Univiçosa, o segundo de vários outros que vamos oferecer. O evento tem como objetivo discutir educação na forma mais ampla da palavra. A ideia é reunir os educadores da Univiçosa para fazerem reflexões, se capacitarem em metodologias. É capacitar o nosso corpo docente para melhorar sua didática, e o aluno vai ganhar com isso. Estamos investindo em qualidade de ensino, e o Colóquio é uma das formas de se fazer isso. Temos a certeza absoluta de que quem ganha com isso são os nossos alunos, os futuros profissionais”.

Os professores que não participaram do Colóquio neste sábado terão nova oportunidade no dia 22 de outubro, quando os mesmos conteúdos programáticos serão reapresentados.