Governança Corporativa e a Responsabilidade Social para as pequenas empresas

Hoje no mercado competitivo não só as grandes corporações, mas as pequenas empresas devem garantir a sua imagem no mercado.

Publicado em 27 de novembro de 2018

Foto: Freepik

Ana Cláudia da Silva: Contadora, Especialista em Gestão de Pessoas, Mestranda em Economia Doméstica. Professora dos cursos de Administração, Gestão de Empresas (Processos Gerenciais) e Ciências Contábeis da Univiçosa

As pequenas empresas contribuem muito com a economia do país, pois empregam milhares de funcionários. Sabe-se da importância em manter a saúde financeira dessas empresas, pois elas precisam de recursos financeiros para sobreviverem às diversas crises e recessões aos longos dos anos. E como as pequenas empresas conseguem se manter com todos esses problemas que vem enfrentando?

Hoje no mercado competitivo não só as grandes corporações, mas as pequenas empresas devem garantir a sua imagem no mercado, e isso vem de encontro com os princípios da Governança Corporativa sendo esses: Fairness (equidade), Disclosure (Divulgação), Accountability (Prestação de Contas), Compliance (Conformidade com as leis) ou seja, a boa Governança. Associado à tudo isso, as pequenas empresas devem se preocupar com a Responsabilidade Social, ou seja, buscar meios de investir em projetos sociais e projetos ambientais e ainda criar estratégias sem afetar seu orçamento anual ou sua projeção de fluxo de caixa.

Dentre as dicas para essas empresas investirem em projeto sociais e ambientais com baixo custo pode-se citar: criação de postos de coleta de óleo de cozinha ou de resíduos; criação de postos de coleta de pilhas e baterias (desde que tenha local correto para o descarte dos resíduos); contribuir com as atividades de ensino ou cursos profissionalizantes para jovens; dentre outros projetos que podem contribuir com o crescimento de uma comunidade, de uma escola, etc.

A Responsabilidade Social ligada às boas práticas de Governança Corporativa podem melhorar a imagem e consequentemente melhorar a reputação de uma empresa, e isso faz toda a diferença, pois as pequenas empresas também devem criar valores à sua marca, seu nome. Portanto, para se manterem bem no mercado, as empresas têm mais essa preocupação nos dias atuais e que vale a pena refletir sobre o assunto, pois os clientes estão cada vez mais exigentes e buscando opções que corroborem com a sustentabilidade e as futuras gerações.