Terceiro dia da Semana Acadêmica Unificada destaca Engenharias

General fala sobre Engenharia Militar como origem da Engenharia Civil e das demais engenharias. Responsabilidade coletiva e mercado de trabalho marcam palestra

Publicado em 20 de abril de 2017

General de Brigada Antônio César Alves da Rocha durante apresentação

Duas palestras para cerca de 500 professores, estudantes e profissionais, no Centro de Convenções da Univiçosa, na Unidade 1, foram as principais atividades do terceiro dia da Semana Acadêmica Unificada.

O General de Brigada Antônio César Alves da Rocha — Diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Exército Brasileiro, falou sobre as origens da Engenharia, desde a Engenharia Militar no século 16, chegando à Engenharia Civil no século 17 e às demais engenharias.

O Engenheiro Civil Paulo Sérgio da Silva Souza, diretor de Programas de Transporte Rodoviário e Aquaviário do Ministério dos Transportes, abordou os gargalos de infraestrutura do Brasil, as perspectivas de solução e o mercado de trabalho para os futuros engenheiros civis. Formado pela Universidade Federal de Viçosa há 22 anos, Paulo Sérgio disse que estava feliz por retornar à cidade a convite da Univiçosa. “A mensagem para os futuros engenheiros é de esperança, não só pela economia do país, mas pelas boas perspectivas. Com certeza o mercado de trabalho vai trazer bons frutos daqui pra frente. Melhorar a economia significa melhorar a infraestrutura brasileira de transportes. Esses futuros engenheiros serão os grandes responsáveis por essa transformação do país”.

Outras atividades do terceiro dia

O curso de Fisioterapia (Unidade 1) teve atividades sobre visão global da articulação do joelho, ultrassom, fisioterapia na atenção básica de saúde e podoposturologia no controle da postura e da dor músculo esquelética.

Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Empresas promoveram palestras no Centro da Convenções (Unidade 1) sobre o novo formato do relatório do auditor e autoconhecimento.

Redes de Computadores teve minicurso de bancos de dados.

O curso de Medicina Veterinária realizou atividades de atualização em biossegurança em eventos equestres no Brasil, mastite bovina e fisioterapia em cães e gatos.

Fechando a programação, no Coliseu o curso de Direito promoveu palestra sobre a os efeitos da reforma da Previdência na vida social.