Alunos plantam muda de Ypê Amarelo na Univiçosa

A muda foi doada durante visita técnica dos alunos de Gestão Ambiental ao CEDAE/Estação Alegria

Publicado em 01 de julho de 2016

A muda foi plantada no campi da Unidade 1

Nesta quinta-feira (30), alunos do curso de Gestão Ambiental da Univiçosa, a gestora Cristiane Pires e a professora Fernanda Melo plantaram a muda de Ypê Amarelo que foi doada pela CEDAE/Estação Alegria durante visita técnica da turma.

A visita técnica aos Centros de Visitação Ambiental das Estações de Tratamento de Esgotos de Alegria e da Barra da Tijuca/RJ faz parte das atividades programadas dentro da disciplina de “Tratamento e Monitoramento de Efluentes”, ministrada pela professora Fernanda Melo.

A muda é uma das espécies cultivadas na “Incubadora de Mudas da Mata Atlântica Arthur Sendas”, criada pela CEDAE em virtude de seu compromisso com o meio ambiente. As mudas são utilizadas no reflorestamento da mata ciliar dos rios Guandu e Macacu, evitando poluição e assoreamento dos mesmos. Todo esse trabalho de reflorestamento da mata ciliar é feito por detentos dos regimes abertos e semiabertos do sistema prisional do Estado do Rio de Janeiro, contribuindo com o processo de ressocialização. 

O ipê-amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil e sempre chamou a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. É a flor símbolo de nosso país.

Segundo Cristiane Pires, hoje é muito difícil encontrar uma árvore de ipê-amarelo em meio à mata nativa, quando isso acontece o espetáculo é grandioso e merece ser apreciado com calma e reverência.