UniNADE realiza Dia do Estudante Empreendedor

O Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Empreendedor – oferece ações que visam disseminar e fortalecer a cultura empreendedora na Univiçosa com foco no processo de criação de novos negócios e desenvolvimento das habilidades empreendedoras.

Publicado em 20 de agosto de 2019

Na noite da última quinta-feira (15) o Centro de Convenções foi espaço de debate, trocas e conhecimento adquirido: o Dia do Estudante Empreendedor, uma realização do UniNADE – Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Empreendedor – que visa levar a cultura empreendedora para toda a comunidade acadêmica da Univiçosa. Para essa edição, o tema abordado foi “Empreendedorismo não escolhe as pessoas nem tem hora para acontecer - seja protagonista da sua história”.

As convidadas da noite foram a Dra. Erika Stancolovich, especialista em psicanálise e pesquisadora dos distúrbios emocionais, dos transtornos e distúrbios de aprendizagem e das práticas psicopedagógicas; Alessandra Alkimin, uma das propulsoras do movimento Empreendedorismo Rosa; Roberta Finamore, Psicóloga e Diretora Executiva da AGREGA Consultoria e a Juliana Bravo, empreendedora do ramo de semijoias e bijuterias.

São mulheres com histórias de sucesso que compartilharam, com mais de 300 presentes, suas experiências e os caminhos percorridos. O evento gratuito recebeu a presença de alunos de todos os cursos da Instituição.

                                                    

O Evento

O membro do UniNADE, professor Guilherme Castanheira, abriu a noite apresentando as convidadas e frisando a importância de discutir assuntos tão atuais com os alunos, futuros profissionais de diversas áreas: “O potencial empreendedor está adormecido dentro de cada um de nós, temos que despertá-lo”.

A convidada Alessandra Alkimin, iniciou a noite contando mais sobre sua trajetória como cofundadora da plataforma Mulheres do Futuro e da startup ADDHERE e presidente do Conselho Mulher Empreendedora ACMinas. Em sua fala, Alessandra destacou: ”Empreender é isso, não desistir de seus sonhos. É acreditar que tudo é possível. O mundo está cheio de oportunidades, e o que devemos fazer é enxergá-las quando só se fala em crise. É ver além, identificar essas lacunas e saber preenchê-las”.

Em seguida, a palavra foi dada a convidada Juliana Bravo, empreendedora do ramo de semijoias e bijuterias. Assim como muitos empreendedores, Juliana também começou a empreender motivada por sonhos: “Espero que, ao compartilhar a minha história, eu possa motivar os alunos a pensar a partir de uma visão empreendedora. A partir do momento em que divido com eles todos os desafiados aos quais passei para chegar onde estou hoje, é uma forma de encorajá-los a irem além”.

No terceiro momento conhecemos a história da Psicóloga graduada pela Univiçosa, Roberta Finamore, Diretora-executiva da AGREGA Gestão de Pessoas e Presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Viçosa. Em sua fala, Roberta trouxe uma espécie de linha de tempo contando detalhes sobre a consolidação de sua carreira de sucesso: “Em nosso bate-papo, vamos refletir junto a esses alunos acerca do que é ser, de fato, empreendedor, quais são as atitudes necessárias para se embrenhar no empreendedorismo e ter sucesso. A dica maior que quero deixar hoje é para que eles não tenham medo, que se arrisquem e sempre acreditem em seu potencial. Precisamos aprender a pensar pequeno, dar o primeiro passo e seguir firme em nossas escolhas”.

Para encerrar a noite de bate-papo a Dra. Erika Stancolovich, especialista em resiliência empreendedora, destacou em sua fala que nos dias de hoje, é praticamente impossível não se sentir pertencente à cultura empreendedora: “Posso dizer que empreendedorismo é questão de vida e não somente de criar um CNPJ. Quando tratamos desse assunto dentro de instituições educacionais, estamos levando o aluno a “sair fora da caixa”, para que ela possa enxergar a realidade a qual está inserido e fazê-lo pensar em possibilidades e ir além. O empreendedorismo nos convida a ser protagonista de nossas vidas”.

     

A Gestora do curso de Administração, professora Daiane Freitas, é membro do UniNADE e ressaltou em sua fala: “Estamos aqui hoje comemorando o Dia do Estudante, celebrado no último dia 11 de agosto, com a proposta de trazer a educação empreendedora para a Univiçosa. Temos a expectativa de que nossos alunos, ao terem contato com histórias de vida inspiradoras de mulheres que se destacam no segmento do empreendedorismo, possam ser os verdadeiros protagonistas de suas histórias”.

Confira as fotos!