Projeto beneficia fábrica localizada no presídio de Viçosa

O Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico Raimundo Márcio Lopes, do curso de Engenharia Civil, propôs a adequação das peças produzidas às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. O Trabalho foi concluído e o laudo de certificação entregue à equipe da Prefeitura de Viçosa.

Publicado em 31 de maio de 2017

Representantes da Univiçosa e da Prefeitura de Viçosa

Esta quarta-feira (31) marcou mais uma etapa da parceria firmada entre a Univiçosa e a Prefeitura da cidade. O superintendente de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan Leme, e o diretor de Manutenção da secretaria de Obras, Moisés Mendonça Fagundes, vieram à Instituição receber o laudo de certificação de peças produzidas pela fábrica de artefatos de concreto pré-moldado da Prefeitura. A partir de hoje, as peças produzidas nos critérios estabelecidos têm toda a certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Essa parceria teve início quando o estudante de Engenharia Civil da Univiçosa, Raimundo Márcio Lopes, que é agente penitenciário, apresentou sua proposta de Trabalho de Conclusão de Curso. O acadêmico decidiu levar melhorias à fábrica de artefatos de concreto pré-moldado, localizada no presídio da cidade, por meio do seu projeto de pesquisa.

As peças de pavimentação já eram produzidas na fábrica, no entanto, ainda não atendiam às normas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O estudante explicou como a equipe do Laboratório de Engenharia Civil, envolvida no projeto, desenvolveu o trabalho. “Nós fomos à fábrica, colhemos as peças e as analisamos. Para isso, fizemos a ruptura a fim de saber qual era a resistência e absorção do material. Nesse primeiro momento, pudemos constatar que elas não se enquadravam nas normas da ABNT.”

Após a análise das peças prontas e a constatação de suas características, a equipe coletou o material agregado que estava na fábrica e o levou ao Laboratório, onde foi classificado. A equipe também fez a certificação da qualidade desse material. Posteriormente traçaram estratégias para que se atingisse a resistência e absorção necessárias à certificação da ABNT. Ao final do trabalho, a resistência alcançada foi de 37,8MPa, sendo que a norma exige 35MPa.

O Diretor Geral da Univiçosa, Evaldo Zeferino Rodrigues, participou do momento de entrega do certificado e afirmou que “ao longo desses 15 anos de atividade, a Univiçosa tem feito muitas parcerias com órgãos públicos e privados. Nesse caso, essa parceria com a prefeitura, que envolve o Laboratório de Engenharia Civil da Univiçosa, vai contribuir muito para a pavimentação da cidade, proporcionando mais um serviço de qualidade prestado a Viçosa e região”.

A equipe envolvida no projeto é composta pelo gestor do curso de Engenharia Civil, Adonai Gomes Fineza; o professor e engenheiro civil do Laboratório da Engenharia Civil, Rômulo Ulysses Vieira Rodrigues; o técnico do Laboratório, José Tarcísio do Nascimento; o acadêmico responsável pela pesquisa, Raimundo Márcio Lopes e a estagiária do Laboratório, Letícia Matias Martins.