Saúde Pública: SUS comemora 26 anos de trabalho

Acadêmicos dos cursos de Farmácia e Fisioterapia da Univiçosa, supervisionados pela professora Carla Tranin, lembraram a data de forma criativa e educativa, nas disciplinas de Políticas Públicas de Saúde e Fisioterapia na Saúde Coletiva

Publicado em 23 de setembro de 2016

O Sistema Único de Saúde (SUS) comemorou 26 anos de existência no dia 19 de setembro de 2016. Através da Lei 8.080/90 os serviços de saúde no Brasil passaram a ser oferecidos de forma gratuita, universal, igualitária e com equidade. Hoje, é o único serviço de saúde no mundo que atende mais de 200 milhões de pessoas.

O SUS está envolvido em todos os aspectos de nossa saúde, não se limitando somente a consultas médicas e exames. Os serviços oferecidos começam desde as campanhas de vacinas e imunizações (ações preventivas), até transplantes de órgãos e tratamentos oncológicos (ações de tratamentos e recuperação).

Abrangendo áreas da vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, saúde do trabalhador, assistência farmacológica e programas de saúde, o SUS consegue oferecer atendimento à criança, ao adolescente, a mulher e a gestante, ao homem e ao idoso, fazendo um acompanhamento de prevenção, promoção e recuperação da saúde de toda a população.

Acadêmicos dos cursos de Farmácia e Fisioterapia da Univiçosa, supervisionados pela professora Carla Tranin, lembraram a data de forma criativa e educativa, nas disciplinas de Políticas Públicas de Saúde (4º período) e Fisioterapia na Saúde Coletiva (8º período). A união de cursos e de períodos possibilitou que fossem desenvolvidas competências do trabalho em equipe, informação e envolvimento da comunidade acadêmica da faculdade e o compromisso com o próprio aprendizado.

Foram confeccionados cartazes de parabenização do SUS e panfletos educativos informando os tipos de serviços oferecidos pelo órgão, que por muitas vezes são desconhecidos pela maioria da população. Os cartazes foram afixados no hall do Prédio Principal da Unidade 1 e os panfletos distribuídos aos alunos da instituição.

“Esta metodologia ativa utilizada aproxima o conhecimento e a informação com a educação continuada e divulgada, interagindo com as aulas teóricas das respectivas disciplinas e envolvendo nossos futuros profissionais com ações de educação em saúde”, ressaltou Carla Tranin.