O trabalho teve como um dos objetivos a materialização de conceitos constantes do conteúdo da disciplina de “Geologia aplicada à Engenharia Ambiental”
Os alunos do 3º período do curso de Engenharia Ambiental (diurno e noturno), orientados pelo professor Daniel Jaques, na disciplina de “Geologia aplicada à Engenharia Ambiental”, desenvolveram ao longo do semestre letivo um projeto, em meio físico, com o objetivo principal de materialização de conceitos constantes do conteúdo da disciplina e sua apresentação em formato de seminário no intuito de tornar a aprendizagem mais didática e eficiente.
O projeto foi denominado de “seminários ativos” e teve como objetivo secundário possibilitar aos acadêmicos o desenvolvimento de algumas habilidades, como o trabalho em equipe, a proatividade, a criatividade, a liderança, a responsabilidade compartilhada e a comunicação durante o processo de aprendizagem da geologia.
Segundo Daniel Jaques os temas foram distribuídos aos grupos que tiveram que elaborar um projeto escrito constando a revisão bibliográfica, os objetivos da materialização, o tipo de materialização que poderia ser feita (maquetes, aquários, teatros, entre outros), elaboração de um croqui (caso optassem por representar o tema de estudo em maquetes), os materiais e métodos necessários para confeccionar o projeto e um cronograma executivo com a divisão das responsabilidades.
Até a data da apresentação, os alunos estregaram quinzenalmente três “relatórios de acompanhamento” com estrutura similar à do relatório de projeto, com o objetivo principal de fornecer um “status” do projeto ao avaliador, como ocorre nas empresas em reuniões de acompanhamento. Próximo à data do último relatório de acompanhamento foi avaliado a viabilidade ou não de se partir para a próxima e última etapa: a apresentação do projeto (a materialização) em formato de seminário.
Para Daniel Jaques o projeto foi uma maneira muito prática de introduzir os estudantes num ciclo de atividades que é muito semelhante ao que ocorre nas empresas e na vida profissional. "Para alcançar determinados objetivos os colaboradores têm de estabelecer metas, dividir responsabilidades, executar tarefas e atender a prazos. Foi, portanto, uma maneira diferente de executar o ensino-aprendizagem relacionando-o com a realidade da dinâmica profissional empresarial".
“A Geologia é um universo à parte e que merece ser compartilhado com todos, de modo a melhorar nossa concepção sobre a formação e evolução do planeta com seus componentes físicos, orgânicos e inorgânicos. O trabalho desenvolvido abriu caminho para novas ideias como a possibilidade de se executar um projeto de extensão a médio prazo, com objetivo de levar à comunidade externa, principalmente nas escolas públicas do ensino fundamental e médio mais conhecimento sobre a origem e natureza do planeta que está em constante evolução do ponto de vista geológico”, finalizou Daniel Jaques que fez referência à importância de se levar o produto final do trabalho para fora da sala de aula de Geologia.
As maquetes produzidas serão expostas no Hall do Prédio Principal da Unidade 1 para disseminar o conhecimento adquirido com este projeto à toda comunidade acadêmica.