Com 10 projetos arrojados, Univiçosa inaugura Fazenda Escola

Fazenda Escola da Univiçosa vai abrigar 10 projetos que irão revolucionar a economia e as condições de vida dos moradores do distrito de São José do Triunfo, em Viçosa

Publicado em 09 de setembro de 2016

Nelson Maciel, Carlos Augusto de Alencar Fontes, Rita de Cássia Lanes Ribeiro, Marilange Santana e Evaldo Zeferino Rodrigues no corte da fita

Inaugurada oficialmente nesta quinta-feira 8 de setembro, a Fazenda Escola da Univiçosa vai abrigar 10 projetos que irão revolucionar a economia e as condições de vida dos moradores do distrito de São José do Triunfo, em Viçosa. Essa foi a grande notícia divulgada ao público e às autoridades que participaram da inauguração da Unidade 3.

Fotos

Distante 9 quilômetros das unidades 1 e 2, a Fazenda Escola tem cerca de 185 mil metros quadrados. Em operação desde 2014, até agora ela abrigou especialmente atividades práticas de Medicina Veterinária. Esporadicamente foi utilizada por outros cursos, dentre os quais Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental. A partir da inauguração, praticamente todos os cursos da Univiçosa serão envolvidos.

Cerca de 300 pessoas — entre moradores do distrito, estudantes, professores, gestores, diretores, mantenedores, imprensa e autoridades convidadas —, prestigiaram o evento, realizado no final da tarde de quinta-feira.

Falando durante a inauguração, o Presidente da Univiçosa, Professor Nelson Fernandes Maciel, realçou a importância da Fazenda Escola como local de atividades práticas de diversos cursos, a começar pela Medicina Veterinária. Falou, ainda, do impacto positivo que haverá para toda a comunidade do entorno.

O Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, destacou a grandeza do projeto, a escolha criteriosa e estratégica do local depois de visitar mais de 20 propriedades, e a interação que o espaço irá possibilitar, aproximando ainda mais os diversos cursos através de diferentes iniciativas.

A Gestora de Medicina Veterinária, Professora Alessandra Sayegh Arreguy Silva, fez um breve relato histórico sobre a evolução do curso de Medicina Veterinária, das práticas em fazendas cedidas ao curso até a implantação da Fazenda Escola. Entusiasmada, mencionou a cooperação entre os cursos e homenageou os professores. Uma das novidades é a transferência da Clínica de Grandes Animais, atualmente em funcionamento na Unidade 1. O corte simbólico da fita foi feito pelo mantenedor, Professor Nelson Maciel; pelos também mantenedores Carlos Augusto de Alencar Fontes e Rita de Cássia Lanes Ribeiro; pelo Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues; e pela Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Marilange Santana.

Coube ao Coordenador da Fazenda Escola, Professor Emilio Campos Acevedo Nieto, apresentar a estrutura da Unidade 3 e falar dos projetos a serem executados. Utilizando um mapa, Nieto dividiu a Fazenda em 4 quadrantes e fez um relato de cada um dos 10 projetos que serão implementados em 2017 e 2018. Em seguida, dirigiu uma visita monitorada à propriedade mostrando as obras que estão sendo realizadas.

Projetos mostram arrojo da Univiçosa

“A Fazenda Escola foi projetada para atender as demandas reais que nossos alunos encontrarão no mercado de trabalho”. Essa foi uma das frases do Professor Emilio Nieto ao apresentar os projetos que serão desenvolvidos no local. É um espaço multidisciplinar dedicado ao ensino, à pesquisa e à extensão sob a perspectiva da sustentabilidade através de iniciativas ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas. “Aqui, vamos transformar teoria em prática”, disse.

Em seguida, Emilio Nieto discorreu sobre cada um dos 10 projetos:

  • O PASUNI (Produção Animal Sustentável) irá promover atividades diárias de pecuária leiteira com unidade demonstrativa de produção de leite em sistema de piquetes rotacionados, com produção voltada para laticínios da região.
  • O projeto Laticínios Univiçosa, por sua vez, estará em pleno funcionamento no ano de 2018 para aulas de Medicina Veterinária, Nutrição, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Gestão Ambiental e outros cursos relacionados. A linha de produtos lácteos da Univiçosa utilizará os parâmetros de qualidade do programa Proleite, que já vem trabalhando com produtores da região: quanto maior a qualidade do leite fornecido, melhor será a remuneração do produtor.
  • A Produção Vegetal para Bovinos é outro projeto da Fazenda Escola: milho e sorgo para atender a demanda de volumosos pelo rebanho bovino da propriedade com sistemas de irrigação e fertirrigação.
  • Para os equinos também haverá produção vegetal específica: será plantado capim elefante nas encostas, sem sistema de irrigação.
  • Na área de equideocultura, atenção especial para os criadores de cavalos da região. Um projeto de equoterapia vai complementar as atividades, envolvendo Medicina Veterinária, Fisioterapia e Psicologia.
  • Haverá também um campo didático para aulas práticas de agrostologia.
  • O projeto Uniágua vai captar e reunir as águas das chuvas dos 4 quadrantes da Fazenda para dar sustentabilidade aos poços artesianos que alimentarão uma caixa de 400 mil metros de água, além de compor o paisagismo local para as atividades de equidecultura. Nele estarão atuando os cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Gestão Ambiental e o futuro curso de Arquitetura.
  • Dentro de 2 anos estará funcionando, na Fazenda Escola, o Hospital de Grandes Animais.
  • Por fim, os projetos verdes envolverão Arquitetura, Engenharia Ambiental, Farmácia, Gestão Ambiental, Medicina Veterinária e Nutrição. Serão trabalhados programas de compostagem, laboratório verde, viveiro de mudas e unidade demonstrativa para a produção de hortaliças e plantas medicinais.

Já no início de 2017 parte dos projetos anunciados na inauguração da Unidade 3 da Univiçosa estarão em plena operação. Os demais serão implementados ao logo do ano até 2018.