Alunos da Univiçosa visitam Centro de Distribuição da Bartofil em Ponte Nova 

Os alunos dos cursos de Gestão de Empresas e Engenharia de Computação da Univiçosa visitaram o Centro de Distribuição da Bartofil em Ponte Nova

Publicado em 30 de outubro de 2018

Os alunos do curso de Gestão de Empresas e Engenharia de Computação fizeram uma visita técnica à BARTOFIL – CD Ponte Nova, nessa última quinta-feira (25), acompanhados pela Professora de Produção e Logística, Sandra Libanio e pela Gestora do curso de Engenharia de Computação, professora Vanderléa Queiroz.

Além das informações complementares aos conteúdos vivenciados em sala de aula, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar todo o processo logístico de um dos maiores Centros de Distribuição da América Latina, que possui em Ponte Nova/MG mais de 41.000m² de área de armazenagem de produtos em um terreno de aproximadamente 700.000m² cercado por um cinturão de mata nativa. Para atender a 100 mil clientes ativos a empresa comercializa e distribui por volta de 10.000 itens; possuem 800 fornecedores e cerca de 1300 colaboradores e 1200 representantes comerciais autônomos, além de 1600m² de área de Contact Centers, onde atuam mais de 200 profissionais.

A BCR possui filiais em outras cidades/estados como em Fortaleza e Iguatu no Ceará; Imperatriz, São Luís e Timon no Maranhão; Juazeiro, Vitória da Conquista e Salvador na Bahia; e Arapiraca em Alagoas, de onde são faturadas as cargas para aqueles estados e, também, no Amazonas, onde as cargas são armazenadas em depósito próprio em Manaus. 

Os alunos e professoras da Univiçosa foram recebidos pelo Gerente de Planejamento e Controle Logístico, Domingos Sávio Gouveia, e pelo Gerente de Processos, Samir Zaidan, que dividiram os alunos em dois grupos para a realização da visita. Inicialmente foi feita uma apresentação da empresa, sua história, números e valores, passando pelos setores de recepção dos produtos comercializados, armazenamento, recebimento de pedidos de clientes, separação de pedidos com divisão por área de acordo com características dos produtos, preparação das cargas e expedição. Desta forma, os participantes puderam tirar as suas dúvidas e verificar na prática todo o processo logístico.

Segundo Sandra Libanio, os alunos que participaram da visita, voltaram impressionados com a estrutura do Centro de Distribuição da Bartofil e muito satisfeitos com todas as informações e conhecimentos compartilhados pelos funcionários da área planejamento e controle logístico da empresa, gerando o entendimento de todo o processo em tempo real.

Para Vanderléa Queiroz a visita técnica no CD da Bartofil permite que o futuro engenheiro de computação perceba as possibilidades de atuação em um ramo de atividade que movimenta a economia local e demanda produtos e serviços tanto de hardware quanto de software que lidam com transações em alta escala que exigem tecnologias de comunicação, segurança, controle, automação, robótica e aplicações de algoritmos para otimização e inteligência artificial para garantir agilidade e emprego de novas tecnologias do setor.

O aluno Pedro Henrique (Engenharia de Computação) ressaltou que a visita foi muito interessante e trouxe diversas ideias com possibilidades do que fazer em um local com aquelas dimensões. “Na minha opinião, há espaço para um engenheiro de computação atuar, pois há diversas atividades que podem ser automatizadas, poupando assim tempo e trabalho que podem ser investidos em outra área”.

Já o aluno Marco Tulio (Engenharia de Computação) frisou a importância de sistemas computacionais funcionarem de forma muito precisa, pois, caso contrário, o prejuízo para empresa é grande. “O profissional da área de TI precisa ter informações em tempo real, por sensores ou com alimentação manual para encaminhar soluções imediatamente”.

A Univiçosa representada pelas professoras Sandra Libanio e Vanderléa Queiroz, agradece a Bartofil que, a cada ano, vem proporcionando aos seus alunos essa oportunidade de agregar valores e conhecimentos para a sua formação e atuação profissional, através dessas importantes visitas técnicas.