Feira Simulada 2020 trata de inovações em pequenos negócios pós pandemia

Um dos eventos mais aguardados pela comunidade acadêmica da UNIVIÇOSA, a Feira Simulada deste ano foi realizada de forma remota, mas trouxe consigo a mesma importância e espírito empreendedor e inovador das edições anteriores. 

Publicado em 17 de dezembro de 2020

Com o tema "Soluções para o desenvolvimento de pequenos negócios no período pós pandemia", se encerrou no mês de novembro mais uma edição da disciplina EMPRESA SIMULADA, com a realização de um dos eventos mais aguardados do ano, a Feira Simulada do curso de Administração da UNIVIÇOSA. Neste ano, o evento foi realizado de forma remota e trouxe consigo a mesma emoção, trabalho em equipe e espírito empreendedor das outras edições.

Quanta coisa mudou neste ano de 2020 com a presença do COVID19, isolamento social, home office. Desafios esses impostos aos diferentes negócios e encarados de frente. Assim, oportunidades foram percebidas e seis novas possibilidades de negócios surgiram entre os alunos formandos do curso de Administração, entre elas: IBeauty, JVL Consultoria, MSCA Consultoria, Quebra Galho, Sabor da Terra Delivery e SOS Soluções.  

De acordo com a professora Valderléa Queiroz, “um grande desafio foi rodar a disciplina EMPRESA SIMULADA de forma remota, mas os alunos e professores aceitaram, remodelaram, inovaram e novas oportunidades se apresentaram. Sonhos que, como sementes, foram lançados, cuidados, trabalhados e despontaram como novos negócios”. O professor Guilherme Castanheira, um dos idealizadores do evento, completa: “Foi uma experiência muito enriquecedora, onde todos aprenderam de forma concreta. As seis equipes/negócios foram se engajando, se desenvolvendo, construindo e levantando as bases de um novo negócio totalmente no contexto da pandemia do COVID-19”.

No contexto da disciplina, os negócios são construídos a partir de diferentes processos de inovação, dentre eles Ideação, Modelagem e Construção do MVP (Produto Mínimo Viável) com formatação do Plano de Negócio. Os empreendimentos evoluíram (pivotaram) de acordo com feedbacks e informações levantadas no mercado. Ao final, uma banca externa, composta por empreendedores e representantes de organizações governamentais, assistiram a um pitch de cada equipe e avaliaram o potencial de mercado dos negócios.

Enfim, a maior contribuição foi o estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de novos negócios. Tanto a disciplina EMPRESA SIMULADA como o UniNADE – Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Empreendedor, que é hoje um grande incentivador do empreendedorismo universitário, têm como objetivo disseminar a cultura empreendedora e despertar nos alunos o interesse de abrir o seu próprio negócio dentro da sua área de formação.

E assim, se encerrou o semestre da disciplina com negócios quentinhos se preparando para iniciar as atividades em Viçosa. Parabéns aos alunos e demais envolvidos, nosso muito obrigado aos componentes da banca externa e que venha a próxima turma com muito ânimo e vontade de empreender!!!

A gestora do curso de Administração, Daiane de Freitas, ainda completa: “A Feira Simulada encerra um ciclo muito importante para os futuros administradores, onde estes levam uma experiência ímpar do processo de abertura de um novo negócio bem como o encontro direto com possíveis investidores anjos que avaliam o potencial de cada empresa, analisando se atendem a um problema real, são escaláveis, viáveis e benéficos para a sociedade em específico".

A Univiçosa continua investindo fortemente nos últimos anos em uma abordagem mais empreendedora no âmbito universitário através do UniNADE que apoia estas ações diretamente nos cursos e com qualquer aluno que tenha interesse em ter seu próprio negócio. Venha fazer parte desse time!