Artigo de iniciação científica da Univiçosa é publicado em evento

O trabalho apresentado contempla parte dos resultados da pesquisa de iniciação científica conduzida pela primeira autora, que é orientada pelo Professor Rogério Pinto

Publicado em 15 de setembro de 2016

Foto: MorgueFile

A Univiçosa tem representante no "I Encontro Mineiro de Envelhecimento e Risco Social – A Face da Velhice: uma discussão necessária" que acontece na Universidade Federal de Viçosa (UFV), ontem (14) e hoje (15).

O trabalho “Idosos institucionalizados: efeitos do afastamento doméstico e dos membros da família sobre sua qualidade de vida”, da acadêmica do curso de Psicologia Marta Maria Gonçalves Rigueira e dos professores Rogério Pinto e Maria Tereza Brandi, será publicado no evento organizado pelo Departamento de Economia Doméstica. Na programação estão previstas palestras, debates, mesas-redondas e exposição fotográfica sobre o tema Envelhecimento e Risco Social.

O trabalho apresentado contempla parte dos resultados da pesquisa de iniciação científica conduzida pela primeira autora, que é orientada pelo Professor Rogério Pinto.

A Univiçosa busca cada vez mais investir na qualidade da formação de seus alunos. A exemplo há o aumento significativo do número de bolsas de iniciação científica nos últimos anos, que são de extrema valia, pois nesta prática o estudante pode aplicar as técnicas e teorias aprendidas em sala de aula, ampliando e experimentando maiores conhecimentos.

Para Rogério Pinto com a iniciação científica é possível se defrontar ao problema “vivo”, real, fora de um ambiente restritamente controlado e teórico de uma sala de aula, ao mesmo tempo em que está seguro de que os erros cometidos também compõem o processo de aprendizado e evolução. O acadêmico estará melhor qualificado e adequado para as situações a serem encaradas fora das Instituições de Ensino.

“O aceite do trabalho de minha orientada em Iniciação científica, para ser publicado neste evento de tamanha envergadura, e sem correções, demostra que estamos construindo o Espírito Científico que tanto buscamos em nossos alunos. Falo isso por que o evento somente aceitou para publicação o artigo na íntegra, o que demonstra a importância do conhecimento novo produzido no momento da iniciação científica de minha orientada.  Fico muito feliz, pois, ainda estamos analisando dados de correlações dos parâmetros estudados, e deveremos finalizar os trabalhos somente em dezembro próximo. Nossa Ideia é ainda produzir pelo menos mais um artigo a partir dos dados colhidos”, finalizou Rogério Pinto.