Fisioterapia oferece cursos de Crochetagem e Mobilização Neural

O curso aconteceu entre os dias 11 a 14 de junho, no Laboratório de Fisioterapia na Unidade 1

Publicado em 15 de julho de 2016

O curso de Fisioterapia da Univiçosa, em parceria com a empresa Methodus Capacitação, promoveram 2 cursos de extensão para professores, alunos e egressos, bem como fisioterapeutas de Viçosa e região entre os dias 11 a 14 de julho.

Fotos

Os cursos de Crochetagem Miofascial e Mobilização Neural foram ministrados pelo Fisioterapeuta Professor Luiz Gustavo Mendes, graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM/MG) e especialista em um dos métodos mais avançados e conceituados internacionalmente, de Terapia Manual: a Osteopatia.

Consistiram de parte teórica e prática das técnicas de terapia manual capazes de capacitar o fisioterapeuta com recursos diferenciados no diagnóstico funcional e tratamento das disfunções do movimento. Os cursos proporcionaram aos participantes não só o conhecimento de novas técnicas, mas também uma rede de contatos tão importante entre profissionais, professores e alunos.

Segundo o professor do curso de Fisioterapia e organizador do evento, Andrês Valente Chiapeta, a iniciativa foi de grande valia, pois permitiu a formação de profissionais de Viçosa e região, além de promover educação continuada para os professores, alunos e ex-alunos, que precisavam sair para os grandes centros para adquirir conhecimentos desta grandeza.

“Passamos quatro dias na Univiçosa falando sobre o curso de Crochetagem e Mobilização Neural. Foi uma experiência muito boa. Os alunos praticaram bastante e tiveram o contato com técnicas da osteopatia que interagiram muito com a fisioterapia tradicional e com a fisioterapia que tem a visão um pouquinho diferente da osteopatia. Foi uma experiência muito boa ter o contato acadêmico, ver que os alunos já têm o interesse e essa visão sobre terapia manual. Foi muito bom para mim e creio que para eles também”, relatou Luiz Gustavo.

Para Karen Souza, aluna do 8º período do curso de Fisioterapia, a iniciativa da gestora do curso, Silvia Helena, foi muito interessante. “Trazer esses cursos para dentro da Instituição e possibilitar que nós alunos tenhamos esse contato com novas formas de trabalho é sempre muito interessante, isso possibilita que coloquemos em prática muito dos conteúdos ministrados em sala de aula”.

“Proporcionar a formação dos alunos e professores da Univiçosa, com métodos de tratamento reconhecidos e baseadas em evidências científicas, faz com que discentes se entusiasmem com a prática profissional e com que docentes ampliem suas possibilidades de metodologias ativas oferecidos em sala de aula”, comentou a gestora do curso Sílvia Helena Morais.