A segunda Feira da Cidadania do semestre contou com o apoio da Prefeitura local através da Secretaria Municipal de Saúde.
No último sábado (27), a Univiçosa movimentou a praça da Igreja Matriz de Guaraciaba, promovendo a 2ª Feira de Cidadania do semestre. No período da manhã, a população local pode contar com diversos serviços e atendimentos pensados especialmente para os guaraciabenses de todas as idades.
Durante a Feira, estudantes de diversos cursos puderam auxiliar a população com inúmeras orientações: o curso de Engenharia Química e Engenharia Ambiental estiveram presentes sob a orientação da Professora Svetlana Galvarro, e realizaram atividades lúdicas para as crianças, como ‘afunda ou não afunda’ e o já tradicional limpa vidros produzidos pelos alunos, que também são distribuídos à toda população. Durante a ação, os alunos de Engenharia Ambiental também distribuíram mudas de árvores, além de sabão ecológico e amaciante natural.
O curso de Administração, sob supervisão da Professora Bárbara Calçado, ofereceu suporte em relação à educação financeira: como organizar os gastos, algumas formas acessíveis de orçamento familiar e as novas tendências administrativas do mercado. Orientados pela Professora Tereza Brandi, os alunos de Psicologia ofereceram atendimento voltado para transtornos psicológicos, tema muito relevante em nossa sociedade contemporânea. Durante as atividades, foram realizados testes em escala para medir o nível de ansiedade, considerada como uma das patologias mais em voga, assim como a depressão. Detectados esses transtornos de ansiedade, os colaboradores concediam as orientações necessárias para cada paciente.
A Enfermagem também esteve presente, juntamente com a Professora Alessandra Santos, orientando quem passava pelas tendas, aferindo pressão e agindo diretamente na prevenção e debate da Saúde do Homem, além de orientações a respeito da hipertensão: como preveni-la e melhorar a qualidade de vida. Para atendimento fisioterápicos, os alunos do curso de Fisioterapia contaram com a orientação da preceptora de estágio, Natália Lima. A abordagem dos alunos esteve voltada para as questões da postura e bem-estar da população.
Os alunos do curso de Farmácia, norteados pela Professora Renata Diniz, ofereceram serviços farmacológicos em geral. Aferiram a pressão arterial e mediram a taxa de glicemia, para partir dos valores dos resultados, compreender um pouco mais sobre as medicações que estão sendo usadas no controle de doenças como hipertensão e diabetes. Para então, orientar a população com ações em prol da promoção da saúde do município de Guaraciaba.
Pensando também na qualidade de vida dos animais, os alunos do curso de Medicina Veterinária, de acordo com a orientação da Professora Ludmila Fernandes, alertaram a respeito da adoção responsável, desde gastos a cuidados mais básicos que os animais precisam receber de seus proprietários. Os alunos também abordaram a consumação de produtos derivados do leite de cabra, desmistificando algumas questões em relação ao consumo de produtos de origem animal. Através de desenhos e brincadeiras lúdicas, as crianças aprenderam sobre adoção consciente e ouviram um pouco mais sobre maus tratos aos animais.
A Nutrição também participou. Acompanhados pela Professora Flávia Xavier, os alunos realizaram atendimentos nutricionais primordiais para a manutenção da saúde da população. Foram ofertados os serviços de medição de estatura e peso, informações essenciais para compreender um pouco mais sobre a particularidade de cada paciente. Também foram oferecidas atividades de colorir para as crianças, a fim de promover a alimentação saudável entre os pequenos.
O coordenador das Atividades de Extensão da Univiçosa, Professor Marcelo Dias, destacou sobre a importância da realização de eventos voltados à população: “para nós é uma grande alegria estar aqui em mais uma Feira da Cidadania. Esse evento permite o contato dos nossos alunos com toda a comunidade local, afinal, nossos alunos vêm dessas regiões do entorno de Viçosa, das cidades circunvizinhas. Então, é uma maneira de devolver à população na forma de atendimento nas áreas de excelência que nós ensinamos. Assim, nós podemos ajudar várias pessoas da comunidade. Por exemplo, uma única pessoa que descubra aqui conosco que está diabética, está com a pressão descontrolada, alguém que precisa de alguma orientação de como aposentar, ou uma orientação fisioterápica, médica veterinária, podem fazer uma grande diferença e justificar todo o investimento pessoal e institucional. Então, para nós, é uma oportunidade ímpar de realizar extensão”. Completou.
A Secretária de Saúde do município de Guaraciaba, Camila Barbosa Lopes de Andrade, avaliou como positivo o saldo do evento: “para o município é muito importante essa parceria com a Univiçosa, pois é uma oportunidade muito boa para que as pessoas possam ser orientadas, já que aqui trabalhamos sempre com a prevenção. A Feira reforça ações já feitas em nossos PSFs, fortalecendo nosso trabalho. Além, é claro, de dar oportunidades aos estudantes para colocar em prática a profissão que estão se formando”.
O aluno do curso de Enfermagem, Robert Martins Vilar enfatizou a importância da Feira para os alunos: “a Feira de Cidadania é o contato direto que a gente tem com a população no geral. Nós estudante sabemos que na enfermagem, assim como em outras áreas, precisamos sempre trabalhar a abordagem com o paciente, e nesses ambientes conhecemos várias pessoas com personalidades diferentes, perfis diferentes, e é esse momento que usamos para colocar em prática as técnicas que aprendemos em sala de aula. Hoje foi possível ter uma troca muito grande, seja com a população ou com os outros cursos aqui presentes, e a gente aproveita esse momento para orientar, encaminhar para as Unidades de Saúde e trabalhar na prevenção de doenças. No geral, eu vejo a participação em feiras como algo muito positivo para a minha formação como enfermeiro”.
As Feiras de Cidadania ainda acontecem nesse semestre. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro da nossa próxima parada.