Professor da UFV ministra palestra no projeto Mentoria Acadêmica do curso de Administração

A Mentoria Acadêmica faz parte do Projeto Pedagógico do Curso de Administração desde 2018, criado após o treinamento com os professores do curso realizado em julho do mesmo ano, na intervenção do empresário Paulo Márcio, da Cientec.

Publicado em 03 de abril de 2019

No dia 21 de março, o professor Alan Ferreira do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa, ministrou uma palestra para alunos do curso de Administração da Univiçosa. Estiveram presentes os calouros de 2018 e 2019 que participam do projeto Mentoria Acadêmica do curso.

O projeto visa conhecer cada aluno, principalmente no que se refere os seus gostos e sonhos, acompanhá-los desde sua entrada até sua formatura, ajudando nas dificuldades durante o curso, evitando desistências e motivando-os na busca de seus objetivos. Nessa mentoria, os professores têm grupos de alunos calouros, a cada ano, com os quais realizam encontros para orientação e oficinas com temas a serem escolhidos pelos estudantes, dentre as opções indicadas pelo professor, como por exemplo: áreas da gestão, mercado de trabalho, competências do administrador, atitude e ética profissional, dentre outros assuntos.

Neste contexto, o professor Alan falou sobre as transformações no mundo do trabalho e as habilidades dos administradores requeridas pelas organizações. Ressaltou a valorização das soft skills (habilidades comportamentais) e o desenvolvimento dessas habilidades por meio de atividades extraclasse, deixando claro que a formação profissional não se remete apenas a “assistir aula”.

O aluno Anderson Ribeiro descreveu seu sentimento após a palestra: “Fomentou a ‘criatividade’ para inovar, aprimorar, solidificar algumas coisas que eu possa realizar em minha vida”.

A gestora do curso, Daiane Freitas, ressalta que esta palestra teve um impacto positivo para muitos alunos que, como calouros, não percebem a importância de buscar ser o melhor desde o início do curso, se diferenciando através da participação em atividades extraclasse, estágios, grupos de estudos, palestras, aprender outro idioma, entre outras opções.