Univiçosa presente em evento realizado por paróquias de Viçosa

Objetivo do evento foi apresentar uma reflexão sobre o tema abordado na Encíclica e buscar, junto às lideranças e à sociedade em geral, caminhos para solucionar demandas relativas ao saneamento básico do Município de Viçosa.

Publicado em 07 de junho de 2016

Mesa com autoridades participantes

Cuidar de nossa casa comum, o Planeta Terra, e fazer o melhor uso de todas as suas riquezas. É o que propõe a encíclica Laudato Si’, publicada em maio de 2015 pelo papa Francisco. Na encíclica o papa critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável. O documento propõe a unificação global das ações de combate à degradação ambiental e às alterações climáticas.

No Brasil, a Igreja Católica  buscou o mesmo tipo de reflexão na Campanha da Fraternidade 2016. E em Viçosa, uma das ações relacionadas ao tema foi a iniciativa das paróquias de Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora de Fátima, São Silvestre e São João Batista de reunir lideranças de diversos segmentos nesta segunda-feira 6 à noite, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A Univiçosa foi representada pelo Diretor Administrativo-Financeiro, Professor Mateus Mendonça Vieira; e pela Gestora dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química, Professora Daniella Sette. 

Falaram no evento reforçando seu compromisso com a sustentabilidade socioambiental o Prefeito Ângelo Chéquer, a Presidente da Câmara Marilange Santana, o chefe de gabinete da reitoria da UFV Professor José Rogério de Oliveira,  o Diretor de Limpeza e Conservação Urbana do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) Martinho de Almeida Silva Júnior, e o Pároco da Paróquia de Fátima Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa.

O ex-professor da Univiçosa André Rosa apresentou um estudo fazendo a correlação entre a encíclica da Igreja Católica e uma pesquisa realizada na cidade de Viçosa a respeito do saneamento básico e sustentabilidade.

O objetivo do evento foi apresentar uma reflexão sobre o tema abordado na Encíclica e buscar, junto às lideranças e à sociedade em geral, caminhos para solucionar demandas relativas ao saneamento básico do Município de Viçosa.