Os estudantes receberam um Certificado de Visita Técnica conferido pela CEDAE e uma muda de Ypê Amarelo para ser plantada na Instituição.
Nesta sexta (3), os alunos do curso de Gestão Ambiental da Univiçosa realizaram visita técnica aos Centros de Visitação Ambiental das Estações de Tratamento de Esgotos de Alegria e da Barra da Tijuca criados pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) do Rio de Janeiro.
A visita faz parte das atividades programadas dentro da disciplina de “Tratamento e Monitoramento de Efluentes”, ministrada pela professora Fernanda Melo.
A Estação Alegria é a obra mais importante do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG). Unidade de grande porte projetada para tratamentos primário e secundário, sendo a maior das estações de esgotos operadas pela CEDAE e uma das maiores do Brasil. Já a Estação Barra foi projetada para tratamento primário com o objetivo de adequar os resíduos às condições de lançamento no mar através de emissário submarino, sem riscos para o meio ambiente e a população.
A CEDAE em virtude de seu compromisso com o meio ambiente mantém uma “Incubadora de Mudas da Mata Atlântica Arthur Sendas”, que são utilizadas no reflorestamento da mata ciliar dos rios Guandu e Macacu, evitando poluição e assoreamento destes rios. Todo esse trabalho de reflorestamento da mata ciliar é feito por detentos dos regimes abertos e semiabertos do sistema prisional do Estado do Rio de Janeiro, contribuindo com o processo de ressocialização.
Os visitantes foram recebidos por técnicos especializados que explicaram os processos operacionais. Depois participaram da visita guiada e conheceram diversas etapas do tratamento dos esgotos, bem como os sistemas de controle operacional e ambiental envolvidos.
Os estudantes receberam um Certificado de Visita Técnica conferido pela CEDAE e uma muda de Ypê Amarelo para ser plantada na Instituição.
Segundo Fernanda Melo a visita técnica e de extrema relevância, para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na Instituição, visto que só através dessas visitações os alunos poderão ver como a teoria é aplicada.