O trabalho envolve as disciplinas de "Cartografia e Sensoriamento Remoto" e "Qualidade da Água".
Grupo da Univiçosa durante a atividade
Neste sábado (21), alunos do quinto período do curso de Engenharia Ambiental da Univiçosa participaram da manhã de campo na zona rural do Palmital, região que abriga importantes nascentes do Ribeirão São Bartolomeu, responsável por parte do abastecimento de água da cidade de Viçosa. O objetivo foi coletar amostras de água em diferentes trechos do ribeirão e obter, com o uso de GPS, coordenadas geográficas dos pontos de coleta.
O trabalho envolve as disciplinas de "Cartografia e Sensoriamento Remoto" ministrada pelo professor Pedro Christo Brandão (Engenheiro Florestal, Doutor em Ciências Florestais) e "Qualidade da Água" ministrada pela professora Larissa Quartaroli (Engenheira Ambiental, Doutora em Saneamento e Meio Ambiente).
A atividade propõe relacionar a qualidade da água com os fatores antrópicos e ambientais observados no entorno dos pontos de coleta, tais como densidade populacional, uso e ocupação do solo e formas do relevo. As amostras de água serão analisadas no laboratório da Univiçosa pelos alunos e, os resultados relacionados com o mapeamento de atributos do meio físico, biótico e antrópico da região, a partir da aplicação de técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.
Além de conhecerem na prática um trabalho de diagnóstico técnico de uma bacia hidrográfica os alunos perceberam a integração dos diferentes assuntos estudados no curso de Engenharia Ambiental.