Mercado de trabalho: novas oportunidades para administradores

O curso de Administração é notadamente um dos cursos que mais oferece oportunidades de atuação no mercado por apresentar uma gama de opções de áreas de trabalho

Publicado em 21 de setembro de 2016

Foto: MorgueFile

Jansen Cardoso Pereira: Administrador, Mestre em Economia Doméstica. Professor dos cursos de Administração e Gestão de Empresas da Univiçosa

O curso de Administração é notadamente um dos cursos que mais oferece oportunidades de atuação no mercado por apresentar uma gama de opções de áreas de trabalho, cargos a assumir os tipos de organizações.

Os administradores têm tido oportunidade de trabalhar em diversas organizações desde micro às grandes empresas, de cooperativas as entidades públicas. Com sua formação generalista está preparado para encarar todos os desafios dessas organizações.

Uma das oportunidades de intervenção dos administradores encontra-se na perícia judicial. Sobre este assunto, a Revista Brasileira de Administração (RBA, ed.112 de julho/agosto de 2016) trouxe uma reportagem específica sobre a atuação do Administrador como perito judicial. Conforme reportagem escrita por Adriana Franco, embora esteja prevista a atuação de administradores como peritos judiciais, desde 1965, há ainda um desconhecimento por parte dos profissionais deste campo de atuação, o qual tem demanda de sobra no mercado.

Entre os principais campos de atuação do Administrador na perícia judicial estão: trabalhista, OSM, orçamento, administração de material, administração financeira, mercadológica, produção, ambiental, entre outros. Para o Administrador e Contador viçosense, Rômulo Larcher, que atua há mais de 16 anos como perito judicial, a atuação pode ser direta junto à justiça e de forma indireta, extrajudicial.

A atividade de perito judicial apresenta desafios diferentes em cada processo e permite que sejam usados todos os conhecimentos e habilidades da ciência da administração. O objeto da perícia varia conforme o que está em litígio, como: aferição de impostos, aferição de horas extras de empregados e questões financeiras.

É importante que o Administrador interessado na perícia judicial faça contatos com os fóruns das comarcas para verificar a demanda por este trabalho e também se apresentar ao Juiz ou ao Diretor do Fórum, cadastrando-se como perito. Este contato é muito importante para fazer a sua rede de relacionamento e poder ser acionado quando da necessidade da perícia.

É importante para os interessados em atuar como perito buscar mais informações e conhecimentos e se preparar para este mercado, que é um mercado bastante promissor e ainda inexplorado para os profissionais da Administração.