Prescrição de fitoterápicos terá orientação da ANVISA

ANVISA publicará documento com informações botânicas e farmacológicas para orientar a prescrição de plantas medicinais

Publicado em 04 de julho de 2016

Foto: MorgueFile

Renata Silva Diniz: Farmacêutica, Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Professora do curso de Farmácia da Univiçosa

No último mês de junho, diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovaram o Memento Fitoterápico, que engloba informações sobre uso e características de plantas medicinais. Esta medida precede a publicação de um documento para auxiliar o profissional a prescrever medicamentos fitoterápicos. Esse documento deve reunir diversas monografias de plantas medicinais, incluindo dados sobre a família, nome popular e parte utilizada, além de interações medicamentosas, efeitos colaterais, via de administração, posologia, entre outros.

No ano de 2008 o Governo Federal lançou o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos com o objetivo de garantir à população acesso seguro e eficaz a plantas medicinais e fitoterápicos. A publicação deste documento deve fortalecer ainda mais esse programa.

A expectativa é de que essa medida oriente a prescrição e uso racional de medicamentos fitoterápicos. A fitoterapia é incentivada por se tratar de uma alternativa terapêutica de baixo custo e fácil acesso, já que o Brasil constitui uma das maiores reservas de produtos naturais no mundo com flora abundante e diversa.