Fisioterapia neurofuncional: você conhece?

Você já esteve em contato com alguma doença neurológica? Conhece os benefícios da fisioterapia neurofuncional?

Publicado em 12 de setembro de 2016

Atendimento realizado na Clínica de Fisioterapia da Univiçosa

Eustáquio Luiz Paiva de Oliveira: Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Neurociências. Professor do curso de Fisioterapia da Univiçosa

Você já esteve em contato com alguma doença neurológica? Conhece os benefícios da fisioterapia neurofuncional?

A fisioterapia neurofuncional, antigamente conhecida como fisioterapia neurológica, trata-se de uma especialidade da fisioterapia que utiliza estratégias terapêuticas com o intuito de minimizar os sintomas de distúrbios neurológicos, restaurando de maneira efetiva a coordenação motora, a força, o equilíbrio e os movimentos.

Essa especialidade atua integralmente em adultos, idosos e crianças através da utilização de diversos recursos tais como: facilitação neuromuscular proprioceptiva (Kabat), terapia neuroevolutiva (Bobath), mobilização neural e hidroterapia. Todos facilitando a execução e aprendizagem do movimento na busca por restaurar a funcionalidade.

Doenças neurológicas como: paralisia cerebral, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, acidente vascular encefálico (AVE), doença de Parkinson, doença de Alzheimer, traumatismos crânioencefálico, Síndrome de Guillain-Barré, traumatismo raquimedular, paralisia facial, neuropatias periféricas, síndrome de Down e paralisia braquial obstétrica são algumas das doenças conhecidas que necessitam da intervenção da fisioterapia neurofuncional.

A fisioterapia atua em todos os níveis de atenção no atendimento a esses pacientes, dentre eles: centros hospitalares (neurointensivismo), instituições asilares, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), home care (domiciliar), consultórios e clínicas.

A Clínica de Fisioterapia da Univiçosa possui ampla estrutura física e, principalmente, professores e acadêmicos totalmente capacitados para aplicar a fisioterapia neurofuncional, necessária para reabilitação plena do paciente neurológico.