Turma de pós da Univiçosa conclui disciplina sobre Riscos Físicos

Os alunos tiveram o primeiro contato com equipamentos de medição de ruído, calor e vibração

Publicado em 08 de agosto de 2016

Aula prática de riscos físicos: Engenheiro Eduardo (empresa ST-ERG) explicando a metodologia de medição de calor com os termômetros

Neste sábado (06), a turma da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Univiçosa concluiu a disciplina “Riscos Físicos”, ministrada pela professora Roberta Carvalho Machado. Para complementar o estudo os alunos tiveram o primeiro contato com os equipamentos de medição de riscos físicos durante as palestras ministradas pelos engenheiros de segurança do trabalho e peritos oficiais: Eduardo Moreira da Costa (empresa ST-ERG) e Letícia Soares Minette. 

A primeira palestra ocorreu no dia 25 de junho, quando foram apresentados os equipamentos que permitem a avaliação ocupacional de ruído e de calor: dosímetro e termômetros de bulbo úmido natural, de globo e de mercúrio comum. Na ocasião os alunos puderam manusear os equipamentos e assistiram à demonstração de seu funcionamento.

Para encerrar a disciplina foi realizada a segunda aula prática com a participação dos peritos que demonstraram o funcionamento do equipamento de medição de vibração acelerômetro. Novamente os alunos puderam manusear o equipamento, tirar dúvidas sobre a metodologia de uso e sobre o dia a dia do profissional responsável por perícias na área de engenharia de segurança do trabalho.

“Dessa forma os alunos tiveram a oportunidade de ter o primeiro contato com os equipamentos de medição de riscos físicos e puderam conhecer um pouco da realidade do trabalho de peritos judiciais. É muito produtiva essa rede de contatos estabelecida desde a formação do profissional engenheiro de segurança, pois os equipamentos de medição na maioria das vezes são caros e de difícil acesso. Só tenho a agradecer aos engenheiros de segurança colaboradores Eduardo Moreira da Costa (empresa ST-ERG) e Letícia Soares Minette pela contribuição com as aulas práticas e à gestora Daniella Sette pela oportunidade ministrar essa disciplina na pós-graduação”, disse Roberta Machado. 

A pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho teve início na Univiçosa no mês de abril (2016) e tem como coordenadora a professora Daniella Sette (Engenheira Ambiental e Engenheira de Segurança do Trabalho; Gestora dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Univiçosa).