Comunidade da terceira idade do bairro Silvestre aprende a construir composteira doméstica

Como parte das atividades desenvolvidas na Semana do Lixo Zero, os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química ensinam a comunidade da terceira idade do bairro Silvestre a construírem composteira doméstica

Publicado em 30 de outubro de 2018

Inseridos nas atividades da Semana do Lixo Zero que aconteceu em Viçosa entre os dias 22 a 26 de outubro, os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Univiçosa, promoveram na quarta-feira (24), uma palestra sobre a construção de uma composteira doméstica com materiais alternativos.

A técnica consiste na compostagem que é um processo biológico de valorização da matéria orgânica e objetivou-se ensinar a comunidade a realização da compostagem dentro de casa, a partir dos resíduos orgânicos decorrente do dia a dia. Para a construção da composteira doméstica, são necessários apenas três baldes com tampa e uma torneira. Os baldes podem ser os utilizados para armazenar alimentos como margarina, goiabada que muitas vezes são descartados por restaurantes e lanchonetes.

A professora Svetlana Fialho Soria Galvarro, coordenou a atividade e ensinou à comunidade o passo a passo da construção da composteira doméstica. A palestra foi direcionada à comunidade idosa do bairro Silvestre, onde está localizada a Univiçosa. Além dos procedimentos construtivos, a professora explicou ainda o princípio de funcionamento da técnica de compostagem, bem como medidas simples para facilitar o processo e, assim, viabilizar a compostagem doméstica no cotidiano das pessoas.