Competências de liderança e sucesso empresarial

Não basta ter a posição de gerente; é preciso agir como gerente

Publicado em 29 de maio de 2017

Alcançar sucesso exige conhecimento de quem está à frente da equipe (Foto: MorgueFile)

Daiane Miranda de Freitas: Administradora, Doutora em Gestão Esportiva. Gestora dos cursos de Administração e Gestão de Empresas da Univiçosa

Falar em sucesso de uma empresa é falar no sucesso de seus colaboradores. Alcançar esses sucessos exige cada vez mais preparação de quem está à frente da organização e de sua equipe. Mas, como o gerente ou empresário se prepara?

A fim de ajudar líderes gerenciais a gerirem com mais competência dentro de suas respectivas organizações, proponho as seguintes reflexões:

  • Sei da minha responsabilidade nos resultados da empresa? Como o meu comportamento influencia estes resultados?
  • Conheço cada colaborador da minha empresa e sei lidar com cada um à sua maneira? Comunico eficazmente com eles? Preocupo-me com eles?
  • Conheço cada processo e projeto da minha empresa? Acompanho de perto todos eles?
  • Antecipo as necessidades dos clientes? Crio condições para aproximar minha empresa deles?
  • Analiso meu comportamento gerencial diariamente? Busco melhorá-los?

Estas são algumas perguntas que devem ser respondidas e refletidas para o desenvolvimento das competências de liderança no ambiente empresarial. Essas competências, que são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (C, H, A), são consideradas fundamentais para condução e determinação da eficácia da organização, bem como para o desempenho eficaz dos próprios gestores. Assim, é importante o líder não só ter o saber (conhecimento), mas é preciso saber fazer (habilidades) e saber agir (atitude).

Sabe-se que 31% dos colaboradores motivados são mais produtivos, realizam 37% mais vendas e são 3 vezes mais criativos em relação aos colaboradores desmotivados. Sabe-se, ainda, que 70% desta motivação do colaborador é influenciada pelo seu gerente. Por isso, querer ter uma equipe altamente motivada exige um líder competente.

Diante disso, não basta ter a posição de gerente; é preciso agir como gerente.