Univiçosa participa da Feira Guia do Estudante  

Palestras, gincanas, games, atividades práticas, simulados e testes profissionais proporcionou aos mais de 40 mil participantes, informações privilegiadas

Publicado em 29 de agosto de 2016

Silvia Helena (ao centro), Andrea Ramal (Consultora de Educação do G1 e diretora do grupo GEN Educação, Aaron Sams (Professor Americano)

Nesta sexta-feira (26), foi realizada, em São Paulo/SP, a nova edição da Feira Guia do Estudante que reúne há 10 anos grande número de estudantes em busca de informações sobre cursos superiores, universidades, carreiras e mercado de trabalho.

Palestras, gincanas, games, atividades práticas, simulados e testes profissionais proporcionou aos mais de 40 mil participantes, informações privilegiadas sobre a vida acadêmica, além de ajudá-los nas suas escolhas profissionais.

A gestora do Curso de Fisioterapia da Univiçosa, Professora Sílvia Helena de Moraes, participou do evento podendo trazer à Instituição as ideias criativas e inovadoras para ajudar o estudante do Ensino Médio, em um dos períodos mais críticos de sua vida: o momento de escolher o melhor caminho para o futuro profissional.

“Vejo que o evento similar realizado pela Univiçosa o ‘Iluminando seu Futuro’, auxilia estudantes de Viçosa e região, que também estão prestes a escolher uma carreira, oferecendo um local de encontro com profissionais, gestores e alunos, que ministram palestras e vivências práticas relacionadas às mais diversas áreas do conhecimento. E buscar sempre novas possibilidades para esclarecer e facilitar esta escolha, para quem não pode se deslocar para os grandes centros, torna nossa instituição o lugar certo para esclarecer estas dúvidas”, finalizou Silvia Helena.

Sala de Aula Invertida: Uma nova proposta de Metodologia Ativa

Silvia Helena também participou da palestra ministrada pelo professor Aaron Sams, que falou sobre proposta da Sala de Aula Invertida, de sua autoria junto a Jonathan Bergmann.

Os princípios e a organização curricular devem estar voltados à aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades no desenvolvimento de competências fundamentais para a formação e atuação do futuro profissional, de modo compatível com as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação) e alinhando-se aos objetivos de cada curso.

A Univiçosa vem capacitando os gestores e professores para utilizarem as metodologias ativas de ensino, de modo a fazer com que o aluno estude antes de frequentar a sala de aula, que passa a ser lugar de aprender ativamente, realizando atividades de resolução de problemas ou projetos, discussões, laboratórios e outros, com o apoio do professor e colaborativamente dos colegas.

“Tive a oportunidade de ouvir um educador motivado, como nós, a buscar sempre a soluções para tornar o aluno melhor aprendiz, não só para tirarem boas notas, mas também para desenvolver suas competências e habilidades profissionais e interpessoais. Esta nova ferramenta será adicionada às demais já praticadas por professores dos mais diversos cursos, para que cada um possa escolher o seu melhor método. Mas uma coisa é certa: tirar o aluno da posição de aprendiz passivo, centrado no professor como transmissor de informações já é uma realidade pensada na estrutura de nosso corpo docente em prol de uma postura mais participativa, que cria oportunidades para a construção do conhecimento”, finalizou Silvia Helena.