Curso de Capacitação em Justiça Restaurativa

O curso presencial será ministrado inicialmente em Viçosa, como projeto piloto para as outras comarcas do Estado de Minas Gerais

Publicado em 17 de janeiro de 2017

Participantes no primeiro dia de curso

Teve início nesta terça-feira (17) o curso de Capacitação em Justiça Restaurativa, parceria do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas gerais), Câmara Municipal de Viçosa, Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Viçosa e a Univiçosa.

O curso presencial será ministrado inicialmente em Viçosa, como projeto piloto para as outras comarcas do Estado de Minas Gerais, pela Assistente Social do TJMJ, Vanessa de Freitas Couto. O curso tem como objetivo geral capacitar os participantes nas metodologias da Mediação Vítima – Ofensor e Processos Circulares (Círculos Restaurativos) com ênfase para os procedimentos, as técnicas e habilidades necessárias à condução das práticas restaurativas.

O curso faz parte dos projetos estabelecidos pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Viçosa (CEJUS). Funcionando desde agosto de 2013, com atendimentos nos setores de cidadania, pré-processual e processual. No setor de cidadania são desenvolvidos projetos em prol da comunidade: a Oficina de Pais e Filhos, que está em atividade desde 2014, a Mediação Escolar, a Justiça Restaurativa e a Justiça Comunitária, os quais se encontram em fase de pesquisa e desenvolvimento.