O evento teve como tema central “Educação Ambiental: Uma Visão Holística para a Humanização do Indivíduo”.
A Univiçosa realizou entre os dias 1 e 3 de junho a V Semana do Meio Ambiente. A iniciativa é do UniNEA (Núcleo de Educação Ambiental). O evento teve como tema central “Educação Ambiental: Uma Visão Holística para a Humanização do Indivíduo”.
Falando na abertura, o Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, abordou o caráter institucional da Semana do Meio Ambiente. “Nosso objetivo é conscientizar a comunidade acadêmica para a questão ambiental, trabalhando não apenas com palestras, mas também através de oficinas e minicursos. Formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades em todas as dimensões faz parte da missão da Univiçosa”.
Convidado especial da primeira noite da Semana do Meio Ambiente, o cartunista Genin Guerra contou sobre sua experiência de vida. Nascido em Itabira, Engenheiro Civil de formação, Genin se notabilizou como cartunista e suas charges sobre temas relacionados ao meio ambiente realçam sua preocupação com os destinos do planeta. “Essa é a forma que uso para conscientizar as pessoas para despertar reflexões. O meio ambiente pede socorro e falta conhecimento sobre o tema. A situação é mais grave do que parece”, diz o cartunista.
Durante todo o evento houve exposição no hall do Pavilhão Central. O Curso de Enfermagem apresentou trabalhos feitos com materiais recicláveis relacionando Saúde e Meio Ambiente. O tema do curso de Farmácia foi plantas medicinais: usos e cuidados. O grupo distribuiu sachês de chá. Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental e Engenharia Química deram início à campanha troca solidária, que segue até amanhã.
Também parceiro da Univiçosa, o CPT (Centro de Produções Técnicas) realizou exposição e sorteou cursos.
Encerrando a programação da primeira noite, o Professor Nelimar Ribeiro, do curso de Psicologia, ministrou a palestra “Exercitando a Empatia”. Com alunos do curso, o professor simulou deficiências entre os participantes para mostrar que tudo está relacionado ao outro e todos são interdependentes. As palavras de ordem foram interação e relacionamento.
No segundo dia de evento foram ministrados oficinas, minicursos, palestras e mesa-redonda que debateram temas como a reciclagem, manejo de bacias hidrográficas, reaproveitamento de alimentos e psicologia ambiental.
Foram oferecidos palestras e oficinas que debateram o consumismo que consome, atividades em papel (oficina de criatividade), gerenciamento de resíduos sólidos nos serviços de saúde no último dia de atividades.
Encerrando as atividades da V Semana do Meio Ambiente o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, falou sobre Agricultura Familiar e Sustentabilidade na Zona da Mata Mineira. Fez um breve apanhado das ações e programas que vem sendo desenvolvidos, ressaltando a importância das ações e envolvimentos de todos para um mundo mais sustentável.