Empresas podem sobreviver sem estratégia de marketing?

Formal ou informalmente, pessoas e organizações envolvem-se em um grande número de atividades que poderiam ser chamadas de marketing

Publicado em 17 de novembro de 2016

Foto: MorgueFile

Kerla Fabiana Dias Cabral: Administradora, Mestre em Administração. Professora dos cursos de Administração e Tecnologia em Gestão de Empresas da Univiçosa

A filosofia do conceito de marketing se solidificou nos anos de 1950. O aumento de empresas e a influência dos governos sobre a população para o consumo, como forma de recuperar a economia fragilizada pelos anos de guerra, com o slogan “consuma e seja feliz”, fez aumentar a demanda e trouxe o aumento da oferta. Assim, a cada dia novas empresas eram abertas oferecendo opções de compra para os clientes. Essa mudança fez com que as empresas tivessem que encontrar caminhos para conquistar os clientes, agora com maior poder de escolha.

Mas o que é marketing?

O marketing está em toda parte. Formal ou informalmente, pessoas e organizações envolvem-se em um grande número de atividades que poderiam ser chamadas de marketing. O bom marketing tem se tornado um ingrediente cada vez mais indispensável para o sucesso nos negócios.

O marketing afeta profundamente nossa vida cotidiana. Ele está em tudo o que fazemos, das roupas que vestimos aos sites em que clicamos, passando pelos anúncios que vemos. O marketing envolve a satisfação das necessidades humanas e sociais.  Para defini-lo de forma bem simples podemos dizer que ele “supre necessidades lucrativamente”

Philip Kotler, um dos maiores teóricos da área, argumenta que o marketing é responsável por grande parte do crescimento e do desenvolvimento econômico da empresa e da sociedade.

A missão do marketing refere-se à empresa desenvolver vínculos fortes com os seus clientes, visando à fidelização dos mesmos.

Para que isso ocorra, o marketing deve criar produtos/serviços e experiências para o seu público-alvo (experiências acima do nível esperado por eles, para que haja a criação de valor). Engajar todas as áreas da empresa no planejamento e gerenciamento do processo de satisfação e retenção dos clientes, pesquisar sistematicamente as necessidades e desejos explícitos e ocultos, levando isso em conta em todas as decisões empresariais estratégicas.

Com as mudanças rápidas do mercado agora globalizado e altamente competitivo, as organizações que não traçam estratégias de marketing tornam-se frágeis, e suscetíveis a dificuldades que podem levá-las ao fracasso.

Muitas empresas fecham suas portas antes de completarem dois anos de existência, são muitos fatores relacionados a esse problema, mais certamente a falta de estratégia de marketing é um desses fatores.

As empresas não devem subestimar o mercado, ou seja, seus clientes e concorrentes, a estratégia é hoje indispensável para as organizações que querem não só permanecer no mercado, mas também crescer e se tornarem referência em seus mercados.